Mauro Tramonte (Republicanos)
Tenho percorrido as nove regionais da cidade ouvindo as pessoas e propondo soluções. Por onde ando, as reclamações são as mesmas: falta de médicos, Upas lotadas, ônibus sem qualidade e cheios, trânsito caótico. A cidade está abandonada. Nós vamos melhorar tudo isso, colocando mais médicos nas Upas, criando o zap da saúde, cobrando ônibus de qualidade e modernizando o nosso trânsito.
No Buritis, o trânsito é um dos grandes gargalos. Vou avaliar junto com a população uma alternativa estrutural de acesso ao bairro. Em outra ponta, visitamos o Google e montamos uma alternativa: a gestão inteligente dos sinais de trânsito. Vamos implementar ainda um sistema de monitoramento por vídeo do transporte coletivo, com transmissão de imagens em tempo real. O Buritis é um bairro em que o comércio também é fundamental. Nós vamos criar grupamento específico na Guarda Municipal, a Patrulha do Comércio. Em parceria com a Polícia Militar, vamos realizar o patrulhamento ostensivo nas principais regiões comerciais da cidade.
Bruno Engler (PL)
Melhorar o trânsito do Buritis é uma prioridade, uma vez que a região, e todas as suas dificuldades, são, simplesmente, negligenciadas pelo município. Uma das propostas é melhorar as vias de acesso e saída do bairro, como o encontro das avenidas Mário Werneck e Raja Gabaglia, que forma um ponto de estrangulamento do trânsito; e da Rua José Rodrigues Pereira também com a Raja. Além disso, se eleito, irei melhorar o acesso ao bairro pelo Anel Rodoviário.
O uso de tecnologia de ponta será outro importante aliado para melhorar o fluxo de veículos no Buritis. O sistema de gerência dos semáforos da capital mineira é de 40 anos atrás - o DOS. O resultado disso é que não há sincronia entre os sinais, e o motorista fica em um siga e pare constante. Nossa proposta é implantar sistemas de controle de tráfego mais modernos, com o uso de inteligência artificial para melhorar o fluxo do trânsito e reduzir congestionamentos. Também está no programa de governo a revisão dos contratos do transporte público, que terminam em 2028.
Rogério Correia (PT)
Como premissa inicial, vamos buscar a implementação das diretrizes estabelecidas pela ONU para a Nova Agenda Urbana, com destaque para aquelas voltadas para tornar Belo Horizonte uma cidade mais desenvolvida. Entre as propostas gerais já previstas no plano de governo que beneficiarão o Buritis e região, estão o fortalecimento dos canais de interação entre a população e a Prefeitura, incluindo a reestruturação das Administrações Regionais para que elas tenham maior resolutividade especialmente nos temas relacionados à zeladoria – manutenção de praças e vias, manutenção de arborização, manutenção e proteção das margens dos córregos (Cercadinho e Ponte Queimada), melhoria da gestão dos parques e limpeza pública.
Também irei elaborar estudos e implantar projeto específico para a melhoria da mobilidade, incluindo controle inteligente de semáforos, tratamento de percursos de pedestres, melhoria das condições de oferta dos serviços de transporte coletivo que atendem a região.
Gabriel Azevedo (MDB)
Não é segredo para ninguém que um dos maiores problemas no Buritis é o trânsito. Como professor do UniBH, enfrento, todas as segundas-feiras, o caos para chegar à universidade. Por isso, se eleito prefeito, vou trabalhar para garantir a mobilidade na região.
Uma das minhas propostas é fortalecer os mecanismos de participação popular no planejamento urbano, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas e que as decisões sejam tomadas de forma democrática. Não dá simplesmente para impor soluções para um bairro tão populoso sem ouvir de quem mora ali quais são os reais problemas e sugestões de mudanças. Também pretendo ampliar e modernizar a rede de transporte público, ampliando a quantidade de viagens e aprimorando as rotas das linhas dos ônibus que atendem à região. Ainda, se eleito prefeito, pretendo implementar sistema de semáforos inteligentes que se adaptam ao fluxo de tráfego em tempo real, de forma a garantir maior fluidez ao trânsito.
Carlos Viana (Podemos)
O candidato Carlos Viana anunciou uma série de propostas para a cidade de Belo Horizonte que, se realizadas, consequentemente irão afetar o Buritis. Porém, especificamente para o bairro ele cita a intenção de utilizar os espaços físicos da BHTrans e COP-BH para embarque e desembarque de alunos do UniBH, usuários de vans escolares. Dessa forma, aumentaria a segurança dos alunos e profissionais de transporte, além de melhorar significativamente o fluxo de veículos na Av. Mário Werneck e Rua José Rodrigues Pereira. Também vai revitalizar o Parque Aggeo Pio Sobrinho, trazendo conforto e modernidade a esses espaços de lazer, conservação e educação ambiental. Vai implementar o Projeto Regiões de BH no Buritis. O projeto consiste na realização de parceria entre empresários, moradores e prefeitura para revitalização de áreas específicas (especialmente no bairro Buritis), onde os envolvidos poderão contribuir com a melhoria da qualidade de vida, prosperidade, segurança e sustentabilidade da região a ser transformada.
Duda Salabert (PDT)
O Buritis é, desde a sua fundação, vítima de várias das alterações climáticas que vivemos, isso sem falar das consequências da expansão do bairro sem a devida melhoria nos trânsito e transporte, atendimentos de saúde, entre outros aspectos. Uma das questões que ouvi de moradores é a importância da agenda climática para o bairro, uma vez que o Buritis tem diversos dos mais de 700km de cursos d’água da cidade. Ou seja, precisamos cuidar do Buritis, para que ele contribua para o cuidado com a cidade toda, com nossas águas.
Outro ponto que me foi destacado por moradores é sobre os arrombamentos de veículos no bairro. Se este problema está mapeado, é preciso que a Prefeitura aja, de maneira coordenada às Polícias Civil e Militar, por meio da Guarda Municipal. E essa é exatamente uma das propostas que estão no nosso Programa de Governo: articular a atuação conjunta entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais como forças de segurança pública de proximidade. Parece básico, mas hoje isso não está sendo feito.
Fuad Noman (PSD)
Desde o início da nossa gestão, realizamos diversas melhorias em relação à mobilidade no Buritis e obras de manutenção. Entre outras ações, o bairro ganhou uma zona 30, implantada na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, e intervenções em diversas vias que propiciaram mais segurança para adeptos de caminhadas. Também foi feita a revitalização e manutenção da sinalização vertical e horizontal em ruas e avenidas, e a ampliação de linhas de ônibus aos usuários do transporte público.
No setor de obras, destacam-se a implantação da escadaria na Rua Elza Beatriz de Araújo, a revitalização da Praça Aroldo Tenuta, revitalização da pista de caminhada e da quadra do Parque Aggeo Pio Sobrinho. Também estão em fase de elaboração de estudos projetos de engenharia que visam o controle de cheias e saneamento integrado da bacia hidrográfica do córrego Cercadinho (e Ponte Queimada). A licitação desses projetos foi homologada e a previsão de conclusão é no 1º semestre de 2025.
Wanderson Rocha (PSTU)
As pessoas que dependem de transporte público em regiões como o Buritis/Estoril/Estrela Dalva passam por um verdadeiro calvário todos os dias. Além disso, o trânsito na região do Buritis é intenso e passa por engarrafamentos diariamente. Com uma qualidade maior do transporte público, o uso de carros particulares tende a reduzir, diminuindo também os congestionamentos. É necessário uma estatização do transporte público municipal, com Tarifa Zero.
Com o crescimento desordenado e a falta de estruturação, outros problemas vêm afetando a todos como por exemplo alagamentos e falta de limpeza urbana adequada, problemas que atingem o Buritis. É parte do nosso programa a criação de conselhos populares amplos temáticos e regionalizados deliberativos que discutam e decidam as questões gerais da cidade e específicas de cada região. Quem deve decidir o que será feito são os trabalhadores, já que são eles que pagam os impostos.
* A assessoria de Lourdes Francisco (PCO) informou que a candidata não tem uma proposta específica para o Buritis. Já a assessoria da candidata Indira Xavier (UP) não deu resposta à nossa reportagem.