Belo Horizonte, segunda-feira, 1 DE junho DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

GRAD E UNIBH SALVAM ANIMAIS DE DESASTRES


             Uma ação que ganhou grande repercussão no Buritis recentemente foi o treinamento do Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD), realizado no campus do UniBH, para alunos do curso de veterinária. O objetivo era capacitar esses futuros profissionais a saberem como agir em situações de catástrofe e também motivar a entrada de novos membros no grupo, formado apenas por voluntários. Infelizmente, muito antes do que poderiam imaginar, todos esses objetivos já foram colocados em prática. O GRAD, em parceria com o UniBH, realizou mais uma importante ação em Minas. Desta vez, durante as enchentes do último mês de janeiro, que deixaram vários desabrigados em Contagem e Sabará.

            O primeiro impacto das fortes chuvas na Vila Barraginha ocorreu no dia 17 de janeiro. Contudo, a Defesa Civil nesse caso não chegou a ser acionada. Dois dias depois a nova tempestade causou ainda mais devastação. A Defesa Civil então foi contatada para resgatar as pessoas que ficaram desalojadas e tiveram suas casas totalmente destruídas.

            Porém, para salvar os animais que ali viviam nenhum órgão havia sido chamado. Então, o GRAD entrou em ação. Contando agora com novos voluntários, alunos do UniBH, o grupo realizou diversos resgates na região atingida pelas chuvas. Primeiro na Vila Barraginha, depois no Morro dos Cabritos, também em Contagem e no bairro do Rosário, em Sabará. Os animais encontrados vivos foram encaminhados ao hospital veterinário da universidade, onde receberam total assistência.

            Médica veterinária do hospital, Rafaela Cerqueira foi a coordenadora de  todo o atendimento aos animais resgatados. Entre cães e gatos, em torno de 25 animais foram acolhidos. A maioria desidratados, com escoriações pelo corpo, com pulgas, carrapatos e abalados psicologicamente . "Como havia muitos animais presos a correntes, eles foram cobertos e arrastados pela lama e não sobreviveram. Aos que conseguiram sobreviver oferecemos toda a assistência médica. A maioria está bem diante da gravidade do ocorrido".

            A veterinária conta com emoção de um caso em que uma senhora pedia socorro aos voluntários do GRAD, dizendo que seus dois cães haviam sido soterrados dentro de sua casa. Os voluntários entraram na residência destruída e, por um milagre, encontraram um dos cães vivo. Quando a senhora viu o seu bichinho se derramou em lágrimas. "Foi uma cena muito emocionante. Mesmo diante de toda aquela tristeza, você presenciar um momento de alegria é algo indescritível".

Nova etapa

            A saúde dos animais é apenas uma das situações que o hospital veterinário do UniBH busca solucionar. Muitos dos bichinhos resgatados não têm tutores. Já outros possuem, mas seus donos estão desabrigados e não têm condições de cuidar deles. Para resolver esses problemas o hospital conta com a ajuda da comunidade.

            De acordo com Rafaela, nenhum animal resgatado será jogado na rua. Eles serão cuidados no hospital até encontrarem um lar ou que o dono esteja em condição de recebê-lo. "Queremos encontrar adotantes para alguns desses animais e aos que possuem tutores entregá-los com responsabilidade. Existem animais que irão precisar tomar alguns remédios, queremos devolvê-los com esses medicamentos. Outros precisarão de ração, uma vez que seus donos não terão como comprar o alimento. Contamos com a ajuda de todos para dar dignidade a esses bichinhos".

            Para auxiliar no atendimento aos animais resgatados nas enchentes da Vila Barraginha, em Contagem, basta ligar nos telefones: 3319-9558 / 3319-9564. "O UniBH não apenas abriu as portas para o GRAD. Agora somos parceiros. O que esses alunos estão vivenciando tenho certeza que fará diferença em suas vidas para sempre".

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX