Belo Horizonte, sábado, 20 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

FÉRIAS: MUITAS OPÇÕES DE LAZER PERTO DE CASA


Publicado em 09/01/2019

Lazer perto de casa

            Quando se fala em janeiro, logo vem à mente as férias com a família em uma das belas praias do nosso imenso litoral ou mesmo de países do exterior. Essa é uma tradição do belo-horizontino, porém, nos últimos anos isso tem mudado. A exigência do mercado atualmente tem feito com que muitos pais abdiquem das viagens do início do ano ou mesmo optem por um passeio de poucos dias. Sendo assim, a preocupação que surge é: onde vamos deixar as crianças? Felizmente em nossa capital e, mais especificamente no Buritis, as opções são inúmeras e bem variadas. Seja em espaços públicos ou privados, a certeza é de que a garotada não vai lamentar por passar as férias bem pertinho de casa e voltará com a bateria recarregada para mais um ano letivo.

            Belo Horizonte sempre foi reconhecida pelas suas belezas naturais. Mesmo com a grande ocupação imobiliária das últimas décadas, fator típico de uma cidade em amplo desenvolvimento, nossa capital consegue manter viva suas áreas verdes, através da infraestrutura dos parques e praças. A administração pública trabalha para que estes locais se tornem espaços de lazer, em que as famílias façam questão de estar presentes, especialmente neste período de férias.

            Na nossa região destaca-se a presença dos parques Aggeo Pio Sobrinho e Bandeirante Silva Ortiz, aqui no Buritis e Estrela D'alva, e Jacques Cousteau, no Betânia. Mais do que um espaço bastante arborizado, estes parques oferecem uma grande possibilidade de diversão, que vão desde a realização de piqueniques à prática de atividades esportivas.

            Gerente de parques da Regional Oeste, Edanise Guimarães Reis destaca que o trabalho de conservação e limpeza dos parques para receber o público em janeiro já vem sendo feito deste o ano passado. "Nossa equipe de limpeza vem trabalhando duro desde o mês de novembro para que agora os parques estejam perfeitos para a garotada durante as férias".

            De acordo com Edanise, os parques não só podem, como devem ser explorados pelas famílias. Eles estarão abertos para recebimento de piqueniques e práticas esportivas, como é o caso do Parque Aggeo Pio, onde é possível utilizar uma quadra poliesportiva e ainda fazer uma caminhada ecológica pela mata. "Não pode simplesmente chegar e entrar na mata, pois deve haver alguns cuidados, mas basta fazer um contato conosco que damos todas as orientações necessárias e aí pode juntar a turma para fazer uma exploração da nossa vegetação".

            Em relação aos piqueniques, a gerente diz que é sempre um prazer ver as famílias reunidas em volta de uma toalha xadrez e espalhando alegria. "Só pedimos para terem cuidado com o lixo e não utilizar balões, uma vez que quando estouram os pedaços podem se espalhar e os animais que vivem no parque podem ingeri-los", orienta.

            Os parques da região estarão abertos todos os dias das 07h às 18h. O telefone de contato para agendamento de passeio ecológico no Parque Aggeo, ou mesmo demais orientações é o 3277-5972. "Tirem as crianças do apartamento e  as tragam para as férias no parque!", grita Edanise.

Cinema e outras opções

                Uma das opções prediletas da garotada, sem dúvida, é frequentar um shopping e pegar um cineminha. Quem é morador no Buritis pode desfrutar dessas opções de lazer bem pertinho de casa. Além de lojas, o Shopping Paragem oferece espaço kids, praça de alimentação e diversas salas de cinema com programação voltada crianças e adolescentes.

            O Cineart Paragem promete atrações incríveis durante as férias de janeiro. Em cartaz filmes como: Aquaman, Bumblebee, Detetives do Prédio Azul 2, O Retorno de Mary Poppins, Homem-aranha no Aranhaverso, Como Treinar seu Dragão 3, Wifi Ralph - Quebrando a Internet, Era uma vez um Deadpool - esse para todas as idades -  Dragon Ball Super Broly.

            "Não tenho dúvida de que este é o melhor janeiro de todos os tempos, no que se refere a estreias de filmes para o público infanto-juvenil. As opções são as mais variadas. Se, antes, a garotada iria tirar um dia para ir ao cinema, com tantos filmes em cartaz, essa presença será muito maior", acredita Lúcio Otoni, gerente geral do Cineart.

                Para Lúcio, os moradores do Buritis são privilegiados por terem um cinema tão perto de casa, que oferece ótima estrutura, bons filmes, preços e produtos diferenciados. "O Cineart Paragem tem um custo 30% inferior ao de outras salas da cidade e talvez muitos moradores ainda não saibam. Temos baldes de pipocas super especiais e para este mês de janeiro uma sensação é o copo do Aquaman, que vem com água no seu design. Vale à pena conferir".  

               

Colônia de férias

            Uma das grandes vantagens do nosso Buritis é a sua potência educacional. No bairro existem várias escolas infantis e algumas delas promovem o serviço de colônia de férias durante o mês de janeiro. As atividades são as mais variadas possíveis, passando de jogos e brincadeiras à atividades de cultura, arte, meio-ambiente e culinária.

            Na Escola Infantil Bilboquê a coordenadoria pedagógica desenvolveu o tema “Trenzinho de Minas”, em que as crianças a bordo de um trem visitam dez estações, cada uma delas com um tema divertido como a Estação Bilboquê kids de jogos e brincadeiras, Estação das gostosuras, onde aprendem a cozinhar e fazem deliciosos lanches, Estação do Faz de Conta, onde se imaginam em outros lugares e profissões. Enfim, são variados assuntos abordados em todas as estações.

            "O  tema da colônia surgiu com a ideia de fazermos estações nas quais as crianças pudessem brincar e vivenciar as férias de forma dinâmica e divertida. O objetivo será estimular a imaginação e dar oportunidade às crianças de se divertirem de forma livre e criativa. Por meio dos passeios, espaços e brincadeiras participarão de uma colônia de férias que marcarão de forma positiva a infância", explica a pedagoga Elisana Andréia.

            Outro lugar que promete muita diversão durante a colônia de férias é na Escola Educativa. O evento já se tornou uma tradição da escola e a procura cresce a cada ano. Serão oficinas de brinquedos, culinária, filme com pipoca, excursão no Parque Aggeo Pio, tobogã inflável, pula-pula e jogos recreativos. "Mal vai chegando ao fim o ano letivo e muitos pais já nos procuram cobrando a colônia de férias. Eles sabem que aqui seus filhos irão brincar muito e em total segurança, enquanto eles trabalham", ressalta o coordenador Marcos Santos.

            E as possibilidades são tantas que, em uma das escolas do bairro, as crianças poderão se divertir e aprender inglês ao mesmo tempo. A colônia de férias da Liberty Day Care será uma experiência de duas semanas de diversão, cada dia com uma temática totalmente diferente, possibilitando às crianças interação, aprendizado, socialização e uma experiência única e inovadora. "Elas irão brincar com o alfabeto em inglês, números, brincadeiras de praia, ciências, espaciais e muito mais. Tivemos a primeira experiência nas férias de julho e foi um enorme sucesso. Agora em janeiro acredito que será ainda melhor", explica a professora Daniele Rosa da Silva.

Escola Infantil Bilboquê - Rua Desembargador Amilcar de Castro, 631

Período: 02 a 29 de janeiro

Telefone contato: 3378-7433

Escola Educativa - Rua Geraldo Lúcio Vasconcelos, 771

Período: 07 de janeiro a 01 de fevereiro  

Telefone contato - 3378-7552

Liberty Day Care - Rua Professor Miguel de Souza 163.

Período: 14 a 25 de janeiro

Telefone contato: 33178-489 / 9 9165 6444

Ótimas opções também na região

            Mas, se mesmo diante de tantas opções, a família ainda acreditar que é importante fazer um passeio fora da capital, também há ótima opções de lazer bem pertinho de BH. Na região de Brumadinho, por exemplo, uma grande pedida é conhecer o Hotel Fazenda Horizonte Belo. O local reúne o que há de melhor em hospedagem. Uma mistura de conforto, aconchego e tranquilidade de uma fazenda.

            O local é cercado por um lindo cenário de montanhas, lagos, pastos verdejantes, nascentes, reservas florestais, vários tipos de animais e centenas de espécies de pássaros. "O nosso diferencial está no excelente atendimento, deliciosa e tradicional culinária mineira, ambiente familiar e paisagem de tirar o fôlego: verdadeiramente um horizonte belo", garante o supervisor de reservas, Vinícius Vieira.

            Além do lazer tradicional (sauna, piscinas e quadras), o Hotel Fazenda Horizonte Belo se destaca pelas atividades ao ar livre como passeios a cavalo, pescaria e pedalinho, que também estão à disposição do hóspede. "Crianças e adultos vão vivenciar o dia a dia da fazenda, podendo inclusive experimentar a sensação de tirar leite direto da vaca. Perfeito para quem quer estar em contato com a natureza, esquecer a correria e o estresse do cotidiano", ressalta Vinícius.

            O hotel fazenda fica a apenas 9 km do Inhotim, considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo e maior jardim botânico da América Latina. Para mais informações e reservas, contato: 3261-1515

 

Férias saborosas

            Uma das febres da televisão nos últimos anos são os programas de culinária, muitos deles tendo como público alvo crianças e adolescentes. Pertinho do Buritis, localizada no bairro Santa Lúcia, a escola Experimente Cozinha Food Lab vai lançar neste mês de janeiro a sua primeira colônia de férias destinada para a garotada.

            "O Culinária para Chefinhos" vai acontecer no período de 7 a 31 de janeiro. O projeto terá turmas para crianças de 6 a 9 anos e de 10 a 14 e os alunos também poderão participar de aulas avulsas. As aulas serão ministradas pela Chef Sabrina Gomide, fundadora do Experimente. Mais informações sobre o curso através do telefone 3586-3721.  

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880