Belo Horizonte, segunda-feira, 24 DE setembro DE 2018
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

“FEIRINHA DO BURITIS” ESTREIA COM O PÉ DIREITO


           O sonho de muitos artesãos e moradores do Buritis, enfim, se tornou realidade! Após anos de expectativa, o nosso bairro voltou a ter uma feira de artesanato e gastronomia. Desde o último sábado, 1º de setembro (e em todos os sábados de agora em diante), o espaço Boulevard UniBH recebe a “Feirinha Buritis”. No local, além de diversos produtos artesanais e comida de alta qualidade, as famílias ainda puderam usufruir de áreas para diversão de crianças e pets, e desfrutar de uma agradável música ao vivo. Ao final do evento, estava estampada no rosto de cada visitante a certeza de que a iniciativa veio para ficar!

            Quando inaugurado, o Boulevard UniBH foi anunciado como mais um importante espaço de convivência no Buritis. Com a abertura do espaço para a feira, este compromisso foi confirmado. Quem participou do evento não economizou nos elogios. As irmãs Rose e Letícia Cardoso, por exemplo, não perderam a oportunidade de conhecerem a feira no seu lançamento, e ainda levou a mamãe Geni junto com elas. Um verdadeiro passeio em família. “Está incrível. A estrutura, os produtos oferecidos. Uma feira estava fazendo muita falta no bairro. Está tudo perfeito”, disse Rose. “É um lugar ideal para passear com a família e também vai se tornar um ponto de encontro para rever amigos do bairro e conhecer novos. Tenho certeza que o Buritis vai abraçar. Toda vez que puder farei questão de estar aqui”, enaltece Letícia.   

               Ainda mais contentes estavam os artesãos que, há anos, clamavam por esta oportunidade de terem um local adequado para expor seus produtos no bairro. Com o fim da “5ª na Praça” (feira que era realizada todas as quintas-feiras na Praça Aroldo Tenuta), eles ficaram “órfãos de um lugar para apresentar seus trabalhos. Nos últimos três anos, o Parque Aggeo Pio Sobrinho ainda serviu como uma boa alternativa, mas a realidade do espaço não era condizente com a necessidade dos artesãos. Agora, está tudo bem diferente. “É um sonho. O parque foi onde nós crescemos, temos que agradecer quem nos deu aquela oportunidade, mas agora sim, temos uma estrutura ideal. Obrigado a todos que nos proporcionaram esta nova etapa, que tenho certeza que será muito frutífera”, comenta a presidente da Associação Buritis Faz Arte, Desirré Guimarães. “Precisávamos deste apoio da associação do bairro, da UniBH. Nós artesãos somos muito pequenos, sozinhos não conseguimos crescer. Com este apoio, acredito muito no sucesso da feira”, completa a presidente do grupo Arte Entre Nós, Andrea Teixeira.

              Silvia Miccoli foi uma das artesãs que, nos últimos três anos, expôs seus produtos no Parque Aggeo. Quando soube que o UniBH iria abrir o seu espaço para a feira quase não se conteve de tanta felicidade. Segundo ela, agora encontrou uma estrutura ideal para mostrar seus produtos, e o principal, sem burocracia. “Foi tudo muito tranquilo e o resultado disto vimos aqui. Um ambiente de total harmonia. Deus olhou pela gente”, ressalta.

                Apesar de ser a Feirinha Buritis isto não significa que artesãos de outros bairros não possam participar. Cristina Costa já expôs seus produtos algumas vezes no bairro e, assim que viu a oportunidade, não pensou duas vezes em agarrá-la. “Eu adoro o Buritis, inclusive, já tenho clientes delivery aqui. Esta feira é uma grande chance para nós, bem organizada. Não tenho dúvidas de que seremos muitos felizes”, conclui.

Organização

                 As articulações para a criação da feira começaram há cerca de um ano. A diretoria da Associação do Bairro Buritis (ABB) recebeu inúmeros pedidos de moradores e artesãos e estudava uma forma de idealizar o projeto. Até a Rua Paulo Surette chegou a ser cogitada como um local para receber os artesãos. Quando surgiu a possibilidade de utilizar o Boulverd UniBH não houve dúvidas de que este seria o espaço ideal. “O UniBH comprou a ideia com a gente e foi bom para todo mundo. Os artesãos, além de contarem com um lugar totalmente estruturado, estão tendo um custo muito baixo. A Regional Oeste também apoiou. Quando há uma união, como a que houve aqui, a chance de dar errado diminui bastante”, diz o presidente da ABB, Braulio Lara.

                Ainda de acordo com Braulio, a feira do último sábado foi a primeira e serviu como um teste para observar os pontos positivos e negativos. “Já foi um sucesso, ouvimos só elogios, mas nosso desejo é melhorar ainda mais. Vamos continuar ouvindo a população, artesãos, para buscar o melhor possível”.

               No total, 41 barracas foram montadas na Feirinha Buritis, além de quatro espaços gourmet. A expectativa da ABB é que se possa criar espaço para mais dez artesãos. Já existe uma fila de espera de mais de 160 artesãos. Mudanças podem ocorrer com desistências ou não cumprimento das exigências. O JORNAL DO BURITIS é um dos apoiadores do evento.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - BH/MG, CEP 30494-360
contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX