Belo Horizonte, sexta-feira, 29 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

FECIARTE DESTACA IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DOS PATRIMÔNIOS


Publicado em 07/11/2018

           "A preservação dos Patrimônios: Histórico, Cultural e Ambiental”. Tendo este excelente tema como base, a expectativa de que a FECIARTE 2018 fosse uma das melhores já realizadas, de fato, se concretizou. O evento, organizado pelo SEB Unimáster, foi uma grande festa da cultura e da conscientização sobre o que estamos fazendo para proteger nossa história.

            Todos os anos a FECIARTE é aguardada com muito entusiasmo. É o evento que encerra um trabalho conjunto de toda a comunidade escolar durante o ano.A preservação de nossos patrimônios foi o tema institucional definido pela UNESCO para 2018 e o Grupo SEB embarcou nesta ideia. Em cada canto da escola se via um projeto feito com brilhantismo e muita dedicação à matéria. 

            Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, Davi Amaral e Frederico Bastos pesquisaram sobre a vida de Leonardo Da Vinci. Mais que um pintor, os estudantes descobriram todas as contribuições que o artista, engenheiro, construtor, cientista, deu ao mundo. "Eu já sabia quem ele era, mas agora pude aprofundar em sua história. Da Vinci, sem dúvidas, foi um grande colaborador para o desenvolvimento da humanidade", diz Davi. "Eu fiquei impressionado com as técnicas que ele utilizava nas pinturas. O desenho da última ceia é fantástico. Ele estava bem à frente do seu tempo", ressaltou Frederico.

            Já os alunos do ensino infantil trabalharam as culturas de diversos países pelo mundo. A professora Iara Faria ficou empolgadíssima com o resultado obtido. Segundo ela, os pequenos embarcaram de verdade nesta viagem e ainda trouxeram os pais junto com eles. "Depois de estudar a Inglaterra, por exemplo, as crianças começaram a ouvir Beatles. Além disso, o principal é que entenderam que as pessoas vivem de forma diferente, de acordo com o país onde moram e não há nada de errado com isso. É a diversidade cultural".

            Marcelo Souza é pai de Rodrigo, de 04 anos. O grupo do filho estudou a Costa Rica. Como parte do trabalho era para ser feito em casa com os pais, teve a oportunidade de aprender parte da cultura do país da América Central ao lado filho. "Soubemos que lá tem vulcões. Que as ruas não tem nomes, nem números. Para se encontrar um lugar é só perguntando as pessoas. Que a Amarelinha é uma de suas brincadeiras mais tradicionais. Muito interessante, mas o principal foi poder participar deste momento saudável, de aprendizado com ele".

            Professor de Português do Ensino Fundamental II, Luan Tadeu trouxe o teatro à FECIARTE ao ensaiar uma apresentação com seus alunos. Ele destaca o trabalho multidisciplinar que o projeto proporciona. "É um diálogo da Matemática, com a História, a Biologia. A FECIARTE faz com que todos se relacionem, e o mais bacana é que os alunos são os protagonistas. Eles são os atores, os grandes responsáveis em produzir e apresentar os trabalhos. Até mesmo a montagem dos espaços ficou por conta deles".

            Para o professor, a FECIARTE se tornou um evento muito maior que a apresentação de um trabalho escolar. "Muitos pais entendem que uma manhã de sábado é para estar com a família em um momento de lazer. A FECIARTE mostra que este momento de lazer pode acontecer em um espaço de formação, onde se reúne descontração e aprendizado".

Emocionante

            Entre os diversos temas abordados na FECIARTE um, em especial, chamou atenção. Todos os alunos do Unimáster se propuseram a fazer uma releitura de peças do Museu Nacional, que teve grande parte do seu acervo destruído devido a um incêndio ocorrido no mês de setembro. "Estamos falando em preservar os patrimônios históricos e por negligência perdemos um dos nossos mais importantes. Aqui, através das mãos dos alunos, buscamos reconstruir esta nossa história e foi fantástico observara como que cada um deles se sensibilizou e demonstrou que irá fazer o possível para manter nossa história viva", relatou a bibliotecária Geni Neves, enquanto mostrava algumas peças reconstruídas como meteoritos, fósseis e o retrato da Luzia.

Objetivo alcançado

                 Diretora do SEB Unimáster, a professora Eliane Veloso se mostrou bastante satisfeita com o resultado da FECIARTE 2018. De acordo com ela, a cada ano os esforços de todos os profissionais aumentam para oferecer à comunidade escolar um evento de maior qualidade. "A FECIARTE é a culminância de um trabalho de um ano inteiro. Em 2018 abordamos a importância de seu cuidar dos nossos patrimônios e tenho certeza que nossos objetivos foram alcançados. Através do Instituto SEB, que prega a sustentabilidade, criamos, por exemplo, um viveiro e uma horta aqui dentro da escola. Estamos cuidando dos nossos patrimônios e fazendo que isso seja uma coisa normal na cabeça de cada um dos nosso alunos", diz.

            A diretora também fez questão de ressaltar a grande presença de pais, que mais uma vez prestigiaram seus filhos e a escola. "Essa interação da família é fundamental para o sucesso da FECIARTE. Eles são integrantes da nossa comunidade escolar e seus filhos anseiam por esta participação. Foi incrível", destacou ela, já adiantando que as ideias para a edição 2019 já estão em andamento, mas mantendo o mistério. "É tudo surpresa, mas garanto que todos vão adorar".

            Jorge Correia é pai de Joana, que está no 6º ano e é aluna do Unimáster desde o 1º. Neste tempo não deixou de comparecer em nenhuma edição da FECIARTE. Ele parabeniza a diretoria da escola por fazer um evento melhor a cada ano. "Percebo uma grande evolução a cada ano. Está crescendo demais, especialmente a estrutura. Isto é muito bom porque um trabalho como este faz expandir os pensamentos, "sair da caixa". Faço questão de sempre estar presente. Já estou ansioso pela edição 2019 ".

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880