Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ENTRE A RUA E UMA NOVA CASA, UM LAR SOLIDÁRIO PARA OS PETS


Publicado em 11/05/2021

            As ações de amparo aos cães em situação de rua da nossa região tem originado muitos elogios por parte da comunidade ao Buri Dogs, um grupo de voluntárias que há um ano e meio se dedica a conseguir um lar para os pets abandonados. Porém, para manter este grande trabalho, o grupo tem contado com o apoio de algumas pessoas muito especiais: são as L.S., abreviação de lar solidário. As L.S. se engajam no projeto oferecendo a estrutura de suas residências a um animal de forma temporária enquanto ele não encontra uma família definitiva para adoção.

            A dona de casa Ana Pellicari, moradora na Rua Pedro Natalício de Morais, é uma das L.S. do Buri Dogs. Ela conta que a oportunidade de contribuir com o trabalho do grupo surgiu quando soube que ele estava cuidando de uma cadela, a Lady, que teve uma ninhada de filhotes no mirante do Olhos D’água. As voluntárias estavam divulgando os animais para adoção e Ana resolveu ajudar levando ração para os filhotes.

           No entanto, poucos dias após auxiliar com a comida, os cachorrinhos e a mãe, infelizmente, foram atacados por um enxame de abelhas. O Buri Dogs então decidiu resgatar os animais. Dos quatro filhotes que estavam no local, um morreu e Ana, muito comovida com a situação, se ofereceu para hospedar os três sobreviventes. “Eles chegaram muito machucados, com muito ferrão pelo corpo. Cuidamos, medicamos, vacinamos e, felizmente, todos foram adotados em uma semana. A Lady, cuidamos dela no próprio mirante. Foi castrada, tem casinha e todos os meses levo ração para ela”.

           De acordo com Ana, para ser uma L.S. é preciso ter compaixão, amor, querer muito ajudar e ser desprendido. Tem que saber que ali é apenas uma passagem e os animais irão seguir o caminho deles. “É um lado espiritual muito aflorado. Cada animal chega com um fardo pesado. Uma história triste de abandono, violência, fome, maus tratos. Cada um que vai embora deixa muita saudade. A última que recebi foi a Branquinha, que foi abandonada, amarrada a uma lixeira. Ficou uma semana comigo. Levada e brigona (risos). Quando entreguei para a adotante, ela foi atravessando a rua e olhando para mim. Isso mexeu muito com meu emocional. Agora está super feliz na casa nova. Isto é a minha maior alegria”.

           Quem também se ofereceu para ser uma L.S. do Buri Dogs é a estudante de veterinária Mayra Monteiro. Desde o dia 13 de abril ela abriga a cadelinha Mônica em sua casa, na Rua Sílvio Menecucci. Um amor conquistado à primeira vista. “Quando eu vi a fotinha da Mônica no Instagram do Buri Dogs eu me apaixonei. Mas, como não posso mais adotar, já tenho seis cães, decidi dar um lar temporário para ajudar de alguma forma”.

Conselhos

            Apesar de o amor ser o principal característica para ser um L.S., quem está na função explica que apenas o querer não basta. Segundo Ana, existe todo um suporte de entrevistas para a pessoa ser aprovada como um lar solidário. “A gente tenta tirar da rua para que o animal tenha uma vida melhor, com dignidade. Se não for assim, não faz sentido tirá-lo da rua. É muito bom fazer o bem! Se não puder dar o lar solidário, ajuda de outra forma, divulgando, doando ração, remédio, vermífugo”.

             Mayra ressalta que é preciso ter um espaço que dê para o animal se expressar (brincar, correr), e o mais importante: muito amor, carinho, paciência e cuidado. “É fazer com que o animal confie em você, pois eles chegam extremamente arredios. Mas não tenha dúvida de que a casa fica mais feliz e, por ser filhote, a brincadeira corre solta”.

Desafios

            Mesmo com todas as adversidades financeiras, o maior desafio para quem tem um lar solidário é a busca pelos adotantes. Ana diz que o trabalho somente dá certo porque cada uma das voluntárias faz o que tem de melhor. “Eu posso receber, mas divulgar é difícil, não tenho rede social. Somos uma corrente com muitos elos e juntas somos fortes. Cada adoção é muito comemorada, uma vez que dessa maneira abrimos espaço para ajudar outros animais. É muito gratificante! Existem pessoas boas e graças a Deus os bons são a maioria”.

             A moradora na Rua Pedro Natalício de Morais ressalta que todo o esforço é recompensado ao ver que os animais estão bem, felizes e protegidos com uma família. “Minha maior alegria é receber as fotografias depois. Quem pensa em dar lar solidário pode ter certeza que fará bem para os bichinhos, mas muito mais para si mesmo”.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880