Belo Horizonte, quinta-feira, 13 DE novembro DE 2025
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

EMPRESÁRIOS ANSIOSOS PARA O SUPERTRIMESTRE


Publicado em 07/10/2025

          O supertrimestre do varejo inicia com as vendas para o Dia das Crianças. Neste ano, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a data deve injetar, durante o mês de outubro, R$ 2,35 bilhões na economia belo-horizontina. O valor é ligeiramente maior que o do último ano, quando a movimentação foi de R$ 2,34 bilhões, um aumento de 0,33%. 

          “A pesquisa mostra que a maior parte dos lojistas (51,24%) espera um desempenho positivo e cerca de 30% acreditam que será semelhante ao último ano. Para esta demanda, 40% vão aumentar os estoques”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

           Na perspectiva dos lojistas entrevistados, os presentes com maior saída serão brinquedos (36,36%), itens de vestuário (25,21%), calçados e cosméticos (6,6%), produtos alimentícios como chocolates e guloseimas (5,37%), jogos físicos e virtuais (3,31%) e livros (1,24%). A maior parte dos comerciantes (59%) acredita que os consumidores vão comprar um presente para a data e 31%, esperam a venda de dois itens. 

          Segundo o presidente da CDL/BH, os resultados refletem tanto o cenário econômico quanto o perfil da data comemorativa. “O Dia das Crianças é uma celebração que mobiliza as famílias e, por isso, mantém-se como um período de boas vendas e de alta relevância para o setor. Mesmo em um cenário de cautela, os pais e responsáveis buscam não deixar a data passar em branco. Isso garante uma movimentação significativa para o comércio”, analisa.

Presentes acima de R$ 150 e pagamento parcelado no cartão de crédito

         A expectativa dos comerciantes é que os consumidores invistam, em média, R$ 152,44 por presente. O tíquete médio deve girar em torno de R$ 119,74 para os calçados; R$ 87,07 para roupas e R$ 67,26 para brinquedos (bonecas, carrinhos, etc). Na visão dos empresários (39,67%), os consumidores irão optar por pagar as compras de forma parcelada no cartão de crédito. Para a maioria dos lojistas, as compras serão parceladas em até três vezes. As outras formas de pagamento, segundo os comerciantes são: à vista no cartão de crédito (38,43%); PIX (16,94%) e à vista no cartão de débito (3,72%).

         De acordo com a pesquisa da CDL/BH, 73,14% dos comerciantes planejam investir em alguma ação publicitária para o Dia das Crianças. Entre elas estão: divulgação dos produtos (79,75%); oferecer maior variedade de produtos (54,96%); decoração da loja (36,36%); flexibilidade ou facilidade de pagamento (33,06%); venda online (23,14%); descontos (5,79%); distribuição de brindes (2,07%) e aperfeiçoamento do atendimento (1,65%). 

          Os canais escolhidos para a divulgação dos produtos, de acordo com os empresários são: whatsapp (88,46%); Instagram (84,62%); cartazes e faixas na vitrine (80,77%); divulgação boca a boca (51,92%), site da empresa (25%) e Facebook (3,85%). 

          Na opinião de Souza e Silva, esse movimento demonstra como o comércio está atento às mudanças de comportamento do consumidor. “O uso das redes sociais e dos aplicativos de mensagem já se consolidou como ferramenta de vendas. O pequeno e médio lojista percebeu que estar presente no ambiente digital é fundamental para se aproximar do cliente, ampliar o alcance da divulgação e competir em igualdade com grandes redes”, destaca o presidente da CDL/BH.

          A pesquisa da CDL/BH foi realizada no período de 26/08 a 11/09 com 242 empresários de Belo Horizonte. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880