Belo Horizonte, terça-feira, 16 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

EMPRESÁRIO LIDERA MANIFESTO PARA ACADEMIAS VOLTAREM A FUNCIONAR


Publicado em 05/08/2020

                A pandemia provocada pelo novo Coronavírus refletiu em várias atividades econômicas na nossa capital. Um dos exemplos mais significativos foram as academias de ginástica, que tiveram suas atividades totalmente interrompidas desde o mês de março, após a publicação do Decreto da Prefeitura, que proibiu o seu funcionamento. Na tentativa de sensibilizar o poder público municipal e o comitê gestor de combate ao Coronavírus, o empresário Gutemberg Stenner, o Guto, proprietário da Academia A+ do Buritis, tem tomado frente em diversas discussões a respeito do tema e apresentado propostas por considerar que, além da questão econômica, as atividades físicas na verdade seriam um fator importante no combate à doença, já que melhoram o sistema respiratório e cardiovascular.

                 De acordo com Guto, ao se ver diante de um cenário de completo “abandono” pelas autoridades e pelo Conselho Federal de Educação Física (CREF) – percebeu que era preciso, por parte dos próprios empresários, mostrar para as autoridades que academias, quadras de esportes, ou qualquer espaço que desenvolva a prática da atividade física orientada por um profissional é um serviço essencial e fundamental, que promove a saúde e diminui o número de pessoas nos hospitais. Dizer isto, mas sempre destacando que toda a prática deve ser adaptada, com protocolos específicos de segurança, respeitando esse terrível momento que estamos vivenciando. “Abracei essa causa vendo todo o sofrimento dos donos de academias, dos profissionais e também da necessidade da população em geral que precisa cuidar da saúde”.

                Para obter mais sucesso na sua causa, o empresário do Buritis foi orientado a criar associações para a defesa coletiva da classe. Desta forma decidiu criar duas associações: a dos Empresários Atingidos pela Pandemia e a dos Profissionais de Atividade Física. “Impetrei várias ações coletivas, reivindicando o direito de trabalhar, a isenção dos impostos por parte da prefeitura pelo tempo parado, a devolução de valores pagos ao conselho regional, dentre outras ações”.

                 Entre as ações já realizadas, Guto destaca sua participação em uma audiência pública na Câmara Municipal de BH, quando apresentou o protocolo de funcionamento para academias e argumentou sobre todos os problemas enfrentados pelo setor e as possibilidades e necessidades de um funcionamento consciente. “Tive contato direto com os vereadores e o secretário acreditando ter sucesso com as decisões do prefeito. Estou pressionando para que o CREF se mobilize de alguma forma, que nos auxilie e que não seja tão omisso”, indaga.

                Os empresários do setor de academias de BH já estão há mais de 130 dias sem trabalhar. Guto garante que irá seguir apelando, pressionando e mobilizando via redes sociais, imprensa e mesmo pessoalmente junto a manifestações, para que o comércio de forma geral e seus empregados consigam sobreviver. “O comércio que não morreu (ainda) está no CTI, e a luta vai ser grande para o comerciante se reerguer. Teremos que brigar por isenção fiscal, por facilidades de financiamento e incentivos do setor público. Eu não vou parar de brigar e não vamos aceitar calados todo esse descaso com os empresários e os trabalhadores. Precisamos trabalhar e ter retomada a nossa dignidade”, finaliza.

Na justiça

                E o empenho do empresário do Buritis já deu resultado. Desde o fim do mês de julho ele conseguiu na justiça o direito de reabrir as portas de uma de suas academias, localizada no Coração Eucarístico. Guto está seguindo um protocolo de segurança que garante a prática das atividades físicas dos seus alunos dentro da total segurança. “Foi uma grande vitória, mas eu não quero apenas essa vitória pessoal. Espero que meus colegas também adquiram esse direito na justiça, enquanto o prefeito Kalil segue nos impedindo de trabalhar”.

                 No último pronunciamento da Prefeitura, referente à reabertura do comércio não essencial em Belo Horizonte, antes do fechamento dessa edição, realizado no dia 31 de julho, foi informado que ainda não há uma data definida para que isso ocorra. Contudo, quando isto acontecer a reabertura das academias está programada apenas para a Fase 3, a última. E sem data para acontecer.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880