Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

EM TEMPOS DE PANDEMIA CAI CRIMINALIDADE NO BAIRRO


Publicado em 07/05/2020

          As medidas de isolamento social adotadas em Belo Horizonte, em meados do mês de março, na tentativa de conter o avanço do novo Coronavírus na capital, impactaram de forma negativa diversos setores da nossa sociedade. Entretanto, um setor em especial, tem registrado índices positivos neste momento de turbulência: o da segurança. Nos meses de março e abril deste ano, a 126ª Companhia de Polícia Militar, que atende ao Buritis, contabilizou a redução de 50% nos crimes violentos (roubo, homicídio, estupro e sequestro) em sua área de atuação, comparado ao mesmo período em 2019. Em relação aos crimes não violentos (furtos em geral), que são os mais comuns no nosso bairro, a redução girou em torno dos 40%.

            Comandante do policiamento no Buritis, Tenente Bruneiffer de Souza revela que o tipo de crime mais comum no bairro são os furtos de objetos de dentro de veículos. Com o isolamento social e os bares e restaurantes fechados, o número de automóveis nas ruas reduziu de forma considerável, consequentemente, a ação de marginais nesses delitos. “Claro que não queríamos que os índices reduzissem por esta circunstância. Porém, quando a vida voltar à sua normalidade, e espero que logo, é importante que os moradores se atentem para algumas ações preventivas, para que esses números prossigam caindo”. Ao longo dos últimos meses, a Polícia Militar vem fazendo constantes orientações aos moradores, inclusive através do JORNAL DO BURITIS, a respeito de ações preventivas ao estacionar o veículo nas ruas do bairro, como, por exemplo, não deixar nenhum objeto ou bolsas à mostra e evitar esconder algo no porta-malas, uma vez que a atitude chama muito a atenção.

            O número de roubos também caiu de forma impactante no Buritis. Isto se deve ao fato de a grande maioria das pessoas não estar mais circulando durante a madrugada. “Esse é o período mais propício para os roubos. Com um número muito menor de pessoas nas ruas, a polícia consegue fazer um trabalho de proteção bem mais abrangente”, ressalta o comandante.

Novos crimes

            Mas, infelizmente, quando o assunto é a ação de marginais nunca podemos comemorar. Ao mesmo tempo em que os índices de crimes mais comuns tiveram uma importante redução, outra modalidade tende a crescer, o estelionato. Crimes na internet e com falsos entregadores deverão aumentar bastante nesse período de isolamento. De acordo com o militar, é muito importante as pessoas tomarem o maior cuidado ao fazerem essas compras, especialmente os idosos. Devem sempre pedir a ajuda de uma pessoa que tem maior facilidade em lidar com compras online. Em relação aos falsos entregadores, é preciso tomar as medidas preventivas, como a exigência da identificação e não deixar que as pessoas entrem em seus lares. “Aqui no Buritis percebi que a maioria dos síndicos restringiu o acesso de entregadores. Esta foi uma ótima iniciativa de segurança”.

Mais distante

              As mudanças causadas pela pandemia refletiram diretamente no trabalho da Polícia Militar. Uma das maiores preocupações do comando da PM nos últimos anos tem sido a relação direta com a comunidade. O Buritis é um grande exemplo. Desde a criação da Base Comunitária, os militares se tornaram muito próximos dos moradores. Muitos já os chamam pelo nome e fazem questão de dar um “bom dia, boa noite”. Com a circulação do vírus e a consequente obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento social, este contato acabou ficando mais restrito. “Estamos sentindo muito falta desse estar junto. A comunidade se tornou uma família para nós e queremos logo restabelecer este laço”, afirma Tenente Bruneiffer.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880