Belo Horizonte, sexta-feira, 29 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

EM NOVEMBRO SE COMEMORA O DIA DO SÍNDICO


Publicado em 07/11/2019

            Uma das atividades mais comuns do Buritis celebra o seu dia neste mês de novembro. No dia 30 se comemora o Dia do Síndico, esta importante e imprescindível figura que regula, organiza e orienta a vida em condomínio.

            O micro-empresário Clauz Jardim é síndico do Edifício Green Center, que fica na Rua José Teófilo Marques. Além de uma grande estrutura, o prédio tem a característica de ser misto. Nele há 26 apartamentos para moradia e 34 salas comerciais. Sem contar um bar que fica na parte de baixo de uma de suas fachadas. Todas estas especificidades faz com que o síndico tenha de levar a função da forma mais profissional possível, dedicando boa parte de seu tempo ao cargo.

            Clauz se tornou síndico do Green Center há 11 meses. Antes, a maioria dos síndicos era de investidores do edifício, donos de diversas salas comerciais, que não vivenciavam o dia a dia do condomínio. Decidiu se candidatar ao cargo para mudar esta imagem e trabalhar para a melhoria do bem comum. E, mesmo com o pouco tempo, tem chamado muito a atenção por suas ações.

            A primeira preocupação foi com o que não é visível. Em vez de colocar flores na fachada e arrumar o jardim, Clauz se preocupou em emitir o AVCB -   Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O documento que certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio é obrigatório, mas, por falta de conhecimento ou irresponsabilidade, muitos síndicos não o emitem. "Se houver uma denúncia, o prédio é multado. Se acontecer um acidente, o síndico pode ser acionado criminalmente. É uma questão muito séria".

            Outras ações do síndico do Green Center foram contratar uma empresa de engenharia para detectar problemas estruturais na área da garagem e instalar câmeras de segurança em todo o prédio. "Eu sempre fui um crítico sobre a forma como administrar e quando assumi o cargo decidi mexer na ferida. Penso que cuidar do prédio é cuidar do que é meu, porque é isso mesmo. Minha preocupação não deve ser só no meu apartamento".

Pela boa convivência

            Ser síndico é muito mais do que ser o representante legal do condomínio. É preciso ter espírito colaborativo e uma visão do que é viver em sociedade, e ter que cuidar para que todos que a integram possam viver em harmonia, com qualidade de vida, agregando valores às pessoas e também ao patrimônio comum de todas elas. De acordo com o micro-empresário, a palavra-chave para se obter sucesso na relação com os condôminos é gentileza. "Tem que ter habilidade. Ser gentil até mesmo para advertir. Gentileza gera gentileza, assim como conflito gera conflito", diz.

            Nos últimos tempos ser síndico no Buritis ainda requer novas obrigações. Pensando em um bem maior, muitos estão fazendo parte de grupos de wathsapp onde trocam ideias sobre suas responsabilidades, conseguem benefícios e até mesmo trabalham em conjunto com a Polícia Militar pela maior segurança do bairro. "Faço parte da Rede de Condomínios Protegidos, onde encurtei os laços com a PM. Nas outras redes já dei conselhos a respeito do AVCB, por exemplo, e até mesmo consegui unir outros síndicos para que façamos compras em conjunto, obtendo assim preços muito melhores".   

            Por fim, a definição de ser síndico para Clauz é "cuidar, saber trabalhar em equipe, ser paciente para ouvir, ter bom senso para lidar com conflitos, habilidade para tratar com pessoas e muito cuidado com as contas. E o mais importante: fazer tudo isso simplesmente porque gosta do que faz".

            O JORNAL DO BURITIS parabeniza todos os síndicos do bairro pelo profissionalismo, zelo pelo patrimônio comum e manutenção da harmonia entre os condôminos.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880