Belo Horizonte, sábado, 24 DE fevereiro DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

DO BURITIS PARA AS PRINCIPAIS COZINHAS DA FRANÇA


Publicado em 07/11/2023

            Alcançar o sucesso na mais renomada gastronomia do mundo é o sonho de todo grande cozinheiro. E uma moradora do nosso Buritis está conquistando este feito. Carla Viana @carlavianacam foi finalista do maior concurso de cozinheiros amadores da TV francesa e agora planeja voar cada vez mais alto na carreira.

            No dia 20 de outubro, Carla encerrou sua participação no reality show culinário "Objectif Top Chef", chegando à grande final. O título não veio, mas o seu legado foi deixado. 

            Carla fez questão de levar suas raízes ao programa. A culinária brasileira se fez presente em vários pratos e, ao contrário de nós, que muitas vezes não valorizamos o que é nosso, seu trabalho foi muito elogiado pelos jurados, alguns dos maiores chefes de cozinha do mundo.

            "Consegui fazer tudo o que eu queria. Mostrar minha história, mostrar a culinária brasileira, ingredientes. Trabalhei com cachaça, açaí, entre vários outros. Fiz meu máximo, me doei de corpo e alma. Foi enriquecedor".

              A história de Carla com a cozinha começou aos 6 anos de idade, quando a avó lhe convidou para preparar um bife à milanesa. A partir daquele dia, ela se tornaria a sua "auxiliar culinária". Quando tinha 11 anos, infelizmente viu a matriarca da família falecer. Para manter a tradição das refeições em família, se prontificou a manter o legado da avó e até hoje, 18 anos depois, não se lembra de um dia sequer que não tenha cozinhado.

              "Minha paixão pela cozinha, com certeza, vem da minha avó. Eu a vi transmitir amor em forma de pratos, refeições. Era o jeito dela falar eu te amo, de reunir todo mundo. Quando ela morreu eu assumi esse papel. Foi a oportunidade de fazer meus experimentos e não deixar esse ritual acabar". 

Chegada à França e futuro

               Como uma apaixonada pela cozinha, nossa moradora sempre teve como inspiração as receitas dos restaurantes franceses. Estudou a língua e quando teve a oportunidade de se mudar para o país do Louvre agarrou com unhas e dentes. 

               Por lá desde 2019, trabalhou em restaurantes e fez importantes cursos de culinária. Em um deles, recebeu de seu professor o convite para fazer o teste para entrar no Objectif Top Chef. Foram várias etapas até que fosse aprovada. Mandou currículo, fotos de pratos, apresentou menu, realizou entrevistas. Até que em março foi chamada oficialmente para ser um dos 72 integrantes do programa, sendo a única brasileira.

               "Já havia participado de outros concursos na França. Fui até finalista em um de comida voltado para a sustentabilidade. Mas o Top Chef é diferente de tudo, porque, além de você ter de ser melhor que seus adversários, ter que trabalhar com outras pessoas e realizar provas dinâmicas, por se tratar de um programa televisivo, você também tem que saber lidar com uma câmera. Então, mexe com sua imagem. Existem edições de depoimentos. Por isso, exigiu muito empenho e dedicação", conta.

               Carla ressalta que a participação no reality foi muito além de suas expectativas. No programa teve contato com grandes chefes, onde aprendeu muito com eles, e ainda pôde ver o limite que poderia alcançar na cozinha. Agora, quer continuar explorando todas as áreas da gastronomia. 

               "Estou dando aulas. Tenho o projeto de escrever e-books de análise nutricional para crianças em parceria com uma amiga nutricionista no Brasil. Quero seguir trabalhando em restaurantes com Estrela Michelin. E, claro, um dia ainda poder trabalhar no meu país, quem sabe no meu bairro".

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880