Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

DE OLHO NA SAÚDE: VACINE-SE CONTRA O SARAMPO


Publicado em 10/07/2018

     Diante dos últimos casos de sarampo registrados no Brasil e em alguns países da Europa, por onde circulam brasileiros, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alerta sobre a importância da vacinação para prevenir a doença.

     O sarampo estava erradicado no Brasil desde 2015 e as autoridades já temiam o retorno da doença após o aumento da migração no norte do país. A doença é causada pelo Morbilivírus, potencialmente grave, transmissível e bastante comum na infância, mas pode acometer pessoas de qualquer idade. 

     Apesar de ser uma doença com baixos índices de mortalidade, o sarampo pode ter apresentação grave e até levar a morte e a vacinação é a única forma de evitar a doença.

     Toda criança de um ano de idade deve ser vacinada contra o sarampo, com duas doses, sendo a primeira dose aos 12 meses de vida com a vacina Tríplice Viral e uma segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral. Homens e mulheres de até 49, que não foram vacinados devem receber a dose. Imunização.

     A meta de vacinação no Estado é de 95%, o que foi alcançado nos últimos anos. A Tríplice Viral está disponível na rotina de vacinação em todas as unidades de saúde do Estado.


Cuidados para evitar doenças de transmissão respiratória:

- Higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

- Usar lenço de papel descartável;

- Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas;

- Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete a cinco dias após o início dos sintomas);

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (devem-se manter os ambientes ventilados)

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880