Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CUIDADOS COM PETS REDOBRADOS NO INVERNO


Publicado em 12/07/2019

         A chegada do inverno requer cuidados também com a saúde dos animais de estimação. Cães e gatos, nesta época do ano, podem sofrer com a queda das temperaturas da mesma forma que os humanos. Diversas ações podem ajudar a manter o conforto e o bem-estar do animal. Veja algumas dicas do Dr. Bruno Antunes Soares, professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH.

- Ao ar livre:

Quem cria pets em quintais, varandas ou áreas externas deve redobrar a atenção e procurar proporcionar casinhas que estejam secas e quentinhas. Por isso, é importante usar abrigos cobertos e protegidos do vento, do frio e da umidade. Internamente, nessas casinhas, os tutores podem utilizar caminhas específicas para cães. Algumas delas inclusive são impermeáveis o que facilita a limpeza periódica. Além disso, a colocação de roupinhas também pode ser uma boa alternativa para os animais que aceitam esse tipo de acessório.

O mercado Pet possui uma diversidade de modelos de roupinhas para os cães, mas é preciso tomar cuidado. Roupas muito decoradas e com apetrechos que podem ser ingeridos ou arrancados pelos animais devem ser evitadas para não causar acidentes e desconforto.

- Tosa:

Apesar do tempo frio, é preciso manter a tosa higiênica do animal porque evita que eles retenham umidade na região genital, abdominal e nas patas, o que poderia levar a doenças causadas por agentes microbianos. Outra dica importante é secar muito bem o pelo depois do banho.

- Doenças respiratórias:

Para evitar secreções nasais, tosses, espirros, febre outros sintomas você deve evitar locais com grande circulação de animais. O risco de outros pets não estarem vacinados adequadamente e portando uma doença
infecciosa é grande.

O professor recomenda sempre seguir o protocolo de vacinação para a prevenção de diversas doenças de pets, inclusive respiratórias. O tutor deve buscar o médico veterinário e averiguar se as vacinas estão em dia.



O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880