Belo Horizonte, quarta-feira, 21 DE abril DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTRIBUINDO PARA A ESCOLHA DA PROFISSÃO


Publicado em 12/03/2021

           Muitas vezes para se escolher de fato a profissão que se pretende seguir é necessário acompanhar de perto o que o profissional faz. Infelizmente, com a pandemia, essa interação está cada vez mais complicada. Pensando em criar alternativas para que os alunos não percam essa experiência prática, que é tão rica, o UniBH criou uma série de ações para que estudantes conheçam um pouco mais sobre o universo da Medicina Veterinária.

           Para aqueles que querem vivenciar um dia no Hospital Veterinário, a instituição tem promovido a participação do interessado em um plantão. O objetivo dessa ação é deixar o candidato cada vez mais próximo da realidade prática do profissional. A ação acontece, de forma presencial, com a limitação de quatro pessoas por hora, seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre os candidatos.

          As pessoas que gostam de animais silvestres têm a oportunidade de conhecer a atuação do profissional com esses animais visitando o Hospital Veterinário do UniBH. Na visita guiada, o candidato que pensa em ser um cirurgião veterinário conhece o funcionamento de um bloco cirúrgico e aprende os primeiros passos da profissão.Porém, se o candidato gosta de animais grandes, ele pode ajudar, por exemplo, no atendimento de cavalos de tração. O curso promoverá ainda uma simulação de emergência para mostrar e ensinar como funciona técnicas de resgate animal, no dia 26 de março, no Complexo Médico Veterinário do UniBH (rua Líbero Leone, 259 – Buritis). Os interessados deverão ficar ligados no site: www.unibh.br/eventosmedvet.

Live mostra funcionamento de Hospital

          No dia 25 de fevereiro, o coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH, Breno Mourão, apresentou em uma live o funcionamento do Hospital Veterinário da instituição, mostrando médicos veterinários, professores e alunos de vários períodos colocando a mão na massa e realizando atividades práticas. No vídeo foi mostrado ainda os cuidados recebidos por cães, cavalos e vacas que estão atualmente em tratamento no hospital veterinário.

           Recém-formado no Enisno Médio, Bruno Willian, 18 anos, conta que a iniciativa ajuda a estreitar a relação entre professores e alunos nessa pandemia. “A instituição trabalha com uma união entre professores e alunos, que na minha opinião, é muito importante. Com essas ações, o estudante consegue aprender muito mais fácil! Na live vi que tinham pessoas que logo nos primeiros períodos já atuam na área”, afirma.

Experiência prática

          O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH acredita que, para integrar o estudante à sociedade enquanto profissional, não basta somente o estudo teórico, mas sim a dedicação e a prática veterinária. “Para viver a Medicina Veterinária é necessário fazer atividades práticas. E quanto mais cedo, melhor! O estudante que aprende a conter um animal já no primeiro ano, é um estudante que sabe intervir e reagir a situações adversas. Todo esse processo de atividade prática é importante para o crescimento e enriquecimento do futuro profissional em Medicina Veterinária. O UniBH proporciona isso desde o primeiro período de curso do estudante”, explica Mourão.

         Gustavo Duarte, 19 anos, teve dois momentos de experiência presencial no Complexo Médico Veterinário do UniBH antes de decidir fazer o curso. Ele conta que foram momentos muito ricos e que pesaram muito no momento da decisão. “Acho de extrema importância ter esses momentos presenciais para conhecermos toda a estrutura, pois será ali que passarei boa parte da minha vida como estudante de Medicina Veterinária”, enfatiza. Ele ainda disse que toda a estrutura e equipamentos condizem com a realidade de uma faculdade de grande porte. “Achei importante conhecer antes para não ter supresas depois”.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880