Belo Horizonte, sábado, 18 DE janeiro DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONSTRUÇÃO CIVIL E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


                O cuidado com o meio ambiente se tornou pauta dos noticiários nos últimos tempos e vem ganhando, cada vez mais, a atenção das pessoas. A busca por serviços e produtos que tragam conceitos de sustentabilidade embutidos também aumentou no decorrer dos anos. O setor da construção civil busca sempre agregar inovações que permitam que a natureza esteja presente nos projetos, promovendo uma unificação integral entre os recursos naturais e as estruturas criadas pelo homem. A partir da década de 90, os profissionais de arquitetura e paisagismo ganharam grande importância no cenário da construção civil. Hoje, ambos trabalham em conjunto e por isso é possível projetar um apartamento pensando na possibilidade, por exemplo, de um jardim vertical ou de uma horta orgânica nas coberturas. Tudo isso vem como benefício para os futuros moradores que buscam o equilíbrio entre natureza e a segurança das construções verticais. É o que se chama de urbanização da natureza.

                Existem ainda outras formas de atuação do setor. São elas: Certificação Leed, em inglês: Leadership in Energy and Environmental Design, em português: Liderança em Energia e Design Ambiental, criada em 1998, visa promover e estimular práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para um empreendimento verde, como Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes e Inovação e Prioridades Regionais; Certificação Aqua, é um processo de gestão total do projeto para obter alta qualidade ambiental em empreendimentos novos. Entres as principais vantagens dessa certificação estão: economia de água e energia durante a vida útil do imóvel, redução dos custos de condomínio, valorização do patrimônio ao longo do tempo e menores custos de operação e manutenção.

                Outra técnica que pode ser utilizada em benefício da natureza e das pessoas é a Arquitetura Bioclimática. Ela propõe projetos que harmonizem totalmente o ambiente externo ao interno, passando por técnicas que aproveitem melhor as condições climáticas. O aumento da eficiência energética da construção permite que o impacto negativo da obra seja reduzido. Os projetos devem estar de acordo com as características do local, antecipando todas as ações naturais que possam ajudar (ou mesmo complicar) a adaptação dos moradores ou frequentadores, por exemplo.

                Construtores e incorporadores preocupados com esse tema e que buscam a viabilidade dos projetos, optam por construir em áreas com muita arborização. Em alguns casos, buscam implementar a técnica de posicionamento do prédio em relação a posição solar e a circulação do ar, o que possibilita maior conforto para o morador. Vale lembrar que até os tamanhos das unidades contribuem com esse conforto, por isso, investir em plantas com menos paredes e maiores áreas é uma forma de viabilizar esses projetos.

Conexão com a natureza

                O Puntarenas Residence, localizado no Buritis, é um exemplo desses projetos que buscam maior conexão com a natureza e prima pela sua conservação. Este é um projeto raro, em que se encontra um espaço com uma grande área de preservação em Belo Horizonte, são mais de 15 mil m² no entorno, e, aproximadamente, 2.600 m² de área exclusiva do empreendimento. Como forma de agregar valor e, conjuntamente, viabilizar a comercialização, há uma relação harmônica com os profissionais de arquitetura e paisagismo ainda na fase da obra, dessa forma se consegue entregar uma unidade residencial com os benefícios citados anteriormente.

                Além das árvores pertencentes ao terreno, foram plantadas mais de 180 unidades de 21 espécies diferentes, como estabelecido nas normas que regem as áreas de preservação ambiental de Belo Horizonte.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX