Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONSEP DA REGIÃO É REATIVADO E CONTA COM NOVA DIRETORIA


Publicado em 10/05/2022

             No último dia 18 de abril foi realizada a eleição para a escolha da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), da região coordenada pela 126ª Companhia de Polícia Militar, da qual faz parte o Buritis. Antes mesmo da pandemia, as reuniões do Conselho já tinham sido suspensas, devido à renúncia da presidente e as constantes mudanças de comando frente à Cia. Todo o processo foi coordenado pelo comando da própria Companhia, o que demonstra a grande importância do CONSEP para os trabalhos da PM junto à comunidade.

             O CONSEP firmou-se como tendência a partir dos anos 90 e vem aprimorando a relação entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a sociedade. É um espaço de exercício da cidadania consciente, onde todos participam e contribuem para uma vida comunitária sem atropelo e insegurança.

            Tenente Artur Bragança Denarde, comandante do setor Havaí/Salgado Filho, contribuiu com o bom andamento das eleições. De acordo com o oficial, o conselho tem por finalidade colaborar nas atividades de prevenção e manutenção da ordem pública, com vistas à maior eficiência, presteza e controle de suas ações em defesa da comunidade.

            “Um dos principais objetivos do CONSEP é construir um canal entre as autoridades policiais e órgãos do sistema de defesa social locais com a  comunidade com o objetivo de planejar ações integradas de segurança, que resultem na melhoria da qualidade de vida”.

             Representante da Rede de Vizinhos do bairro Salgado Filho, Paula Carreira Santiago foi eleita presidente do CONSEP da nossa região, tendo como vice-presidente, Joaquim Calixto Filho, representante da comunidade da Ventosa. Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Buritis (ABB), Rômulo Belfort fará parte do CONSEP, atuando na diretoria do conselho fiscal. Ele comenta que a ABB sempre participou do Conselho Comunitário de Segurança Pública, mesmo não figurando nas diretorias anteriores.

            “A Associação, através do canal direto que tem com nossos órgãos de segurança do bairro, nunca parou, visto que nossa região é uma das melhores na resposta efetiva da PM e nas estatísticas. Estamos entre as de mais baixos índices de criminalidade. O engajamento do nosso bairro frente à rede de vizinhos e comerciantes protegidos, iniciado lá trás pela ABB, só cresce”.

            Rômulo informa que participou de uma reunião com Tenente Odirlei, assim que o oficial assumiu o comando da Polícia Militar do Buritis, que cobrou a reativação do CONSEP. Esta demanda também foi trazida aos comandantes de área através de outras lideranças dos bairros que compõem o raio de atuação da 126ª Cia.

           “O CONSEP é isso, a união de todas as lideranças dentro da PM, buscando a melhoria de segurança integrada entre polícia e sociedade civil organizada. Com isso trazendo não só a sensação de segurança para nossa região, mas também a realidade que vivenciamos. Sem este meio de contato é difícil informar aos órgãos de segurança o que cada comunidade necessita e anseia”.

           Ainda de acordo com o presidente da ABB, a PM tem diversos projetos que podem se implantados nas regiões, e, às vezes, não faz devido à falta de alinhamento frente às mesmas. E a presença das lideranças no CONSEP é justamente para facilitar e ampliá-los. “A nossa participação no Conselho é justamente para contribuir com as lideranças em ascendência. Carregamos um legado de 26 anos que deve ser passado adiante, compartilhando nossas experiências e ajudando cada vez mais no fortalecimento da sociedade civil organizada”.

            Além de Rômulo Belfort, Ana Luísa Boaventura, coordenadora da Rede de Condomínios Protegidos do Buritis, é outra moradora que também irá ocupar uma das vagas no conselho fiscal do CONSEP.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880