Belo Horizonte, sábado, 17 DE novembro DE 2018
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONGRESSO INTERNACIONAL “BRAIN CONNECTION”


         É indiscutível que a família tem um papel essencial e único na vida de qualquer pessoa. A escola também tem uma importância particular na formação de qualquer indivíduo. As duas instituições passam por intensas transformações e a relação família-escola segue como alvo de estudos, pois é fundamental reconhecer o importante papel dessa relação na educação e no desenvolvimento para o sucesso escolar dos alunos, ainda que, com diferentes visões entre si.

          A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015 revelou que 93,5% das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão na escola, sendo que os 6,5% restantes representam mais de 2,8 milhões de meninos e meninas fora da sala de aula no Brasil. Os números são alarmantes e preocupam tanto famílias quanto escolas que podem ser aliadas no combate à evasão.

          A neurocientista, pedagoga e organizadora da 4ª edição do “Brain Connection”, Ângela Mathylde, explica que um dos benefícios dessa relação é o alinhamento das expectativas com uma conversa franca para garantir a proximidade entre família e escola, garantindo que a criança tenha boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.

          Observa-se que o ambiente de aprendizagem já não pode mais ser associado apenas à escola ou a sala de aula, assim como, não se pode entender a participação familiar como restrita ao lar. A relação entre os dois ambientes é fundamental, já que o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes não acontece de maneira solitária.

        “Os direitos e deveres da família e da escola devem estar claramente definidos. O professor não pode ocupar o papel dos pais no cotidiano do aluno e nem os pais ocuparem o lugar dos professores. Cada um tem uma função complementar na educação”, afirma.

        A especialista alerta que a parceria entre família e escola é fundamental para o bom desempenho da educação de qualquer pessoa. “Os pais e a escola devem alimentar a relação dessa valorosa trajetória de formação educacional do ser humano”, recomenda.

CONGRESSO INTERNACIONAL “BRAIN CONNECTION”

        A parceria entre pais e escola será um dos temas abordados no Congresso Internacional “Brain Connection”, entre 8 e 10 de novembro, no Centro de Convenções do Othon Palace Hotel, avenida Afonso Pena, 1050, Centro (BH). O evento é direcionado a terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, advogados, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, professores, pais em geral e demais profissionais das áreas de educação e saúde. Mais informações e inscrições pelo site brainconnectionbrasil.com.br.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - BH/MG, CEP 30494-360
contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX