Belo Horizonte, terça-feira, 11 DE agosto DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

COMO ENFRENTAR UM PROCESSO SELETIVO VIRTUAL?


            Aos que procuram por emprego, ou mesmo uma recolocação no mercado de trabalho, saibam que até mesmo o processo seletivo sofreu alterações pela atual pandemia. Entrevistas e efetivações estão acontecendo de forma on-line e a postura do candidato perante às câmeras, assim como a imagem que ele expõe de si mesmo na internet, ganham importância redobrada. É o que revela a psicóloga e proprietária da agência de recrutamento, Objetiva RH, Carolina Monard, que conta ainda quais os aspectos que mais chamam a atenção dos recrutadores nesse processo e orienta àqueles que vão pleitear uma vaga.

            Moradora da Rua Ernani Agrícola, Carolina explica que realizar etapas de um processo de recrutamento de forma virtual, como seleção de currículos e testes de conhecimentos, já era um hábito das empresas. Porém, devido ao momento de isolamento social que vivemos, todas as etapas tendem a acontecer exclusivamente de forma on-line.  “Pela falta do contato presencial durante o este processo, saber usar da melhor maneira ferramentas virtuais como o Linkedin, as redes sociais e até mesmo providenciar uma maneira mais criativa de apresentar um currículo, podem ser grandes diferenciais”.

            Para ajudar nesse processo, a psicóloga aponta quatro dicas para se destacar na hora de concorrer a um novo posto de trabalho em tempos de confinamento:

Currículo e vídeo currículo 

Uma sugestão que tem ganhado cada vez mais adeptos é a apresentação feita pelo próprio candidato, em uma gravação de vídeo, do o conteúdo do seu currículo. Em tempos de confinamento este tipo de apresentação pode contribuir para o recrutador ter uma melhor percepção do candidato através de sua aparência, fala e postura. O vídeo deve ser curto e objetivo.

 Linkedin 

A rede social profissional é muitíssimo utilizada por recrutadores, pois ela facilita a busca pelo perfil desejado. A dica aqui é tornar o seu perfil na página o mais atraente possível.

- Complete todos os campos requisitados, como foto, experiências profissionais, licenças e certificados, participe de grupos de interesse, descreva claramente seus objetivos no mercado de trabalho. Quanto mais completo um perfil mais facilmente ele é encontrado pelo sistema de busca.

- Peça recomendações para antigos e atuais colegas de trabalho, parceiros, chefes. A opinião de terceiros sobre seu trabalho tem muito valor para recrutadores.

- Faça conexões. As conexões com outras pessoas no Linkedin também facilitam muito para que seu perfil seja encontrado 

Redes sociais

É de praxe que recrutadores busquem pelo seu nome na internet, então é bom se atentar ao que resulta desta busca, especialmente aos seus perfis em redes sociais. Se as fotos e postagem presentes ali condizem com seu objetivo no mercado de trabalho, elas podem contribuir com sua busca por uma vaga e pode até mesmo ser válido deixar seu perfil “aberto” a visualizações. Caso contrário, é melhor manter um perfil restrito aos amigos e conhecidos.

Entrevista on-line

Muitas gafes têm acontecido em conversas online durante o confinamento. A falta de prática com este procedimento gerou vários vídeos engraçados que costumam ser compartilhados em redes sociais. A dica ao chegar na etapa da entrevista virtual é se atentar especialmente à três coisas:

- Aos equipamentos, câmera e microfone devem ser testados com antecedência.

- Ao ambiente, avise as outras pessoas, ou moradores que estiverem no local, que você não deverá ser interrompido, cuide para que não transpareçam ruídos e conversas do ambiente. Cuide também do enquadramento da câmera, o ambiente em torno do candidato precisa estar em ordem e não conter distrações.

- Por fim cuide da sua imagem, não é pelo fato de um candidato estar em casa que ele precisa deixar de usar uma vestimenta adequada, ou arrumar o cabelo.  

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX