O Buritis já conta com seu mais novo palco para apresentações artísticas e culturais. No último dia 22 de março, foi inaugurado o teatro Professor Alberto Mazoni Andrade, localizado dentro da unidade do Colégio Batista Mineiro no bairro. A noite foi marcada pela realização de um culto para celebrar os 107 anos da instituição de ensino, e embalada por uma orquestra montada especialmente para a ocasião, sob a direção do maestro César Timóteo, diretor da Escola Batista de Música
Cerca de 600 pessoas, entre estudantes, membros da comunidade escolar e autoridades estiveram presentes ao teatro, onde puderam vivenciar momentos de gratidão e homenagens. Como um dos momentos mais emocionantes, 70 crianças, estudantes do Colégio, formaram um coral e, acompanhadas pela orquestra, entoaram o hino do Colégio Batista Mineiro, enchendo o teatro de emoção e significado.
Diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga diz que a noite foi um verdadeiro tributo à história, à fé e à missão educacional do Colégio Batista Mineiro. Um momento de celebração, memória e gratidão pelo legado de 107 anos que continua a iluminar vidas e inspirar novas gerações.
"Desde o sonho visionário do casal Maddox, seguimos firmes na missão de oferecer uma educação baseada na ciência, no socioemocional e nos valores cristãos. Com compromisso e excelência, unimos tradição e inovação, acolhendo cada estudante e suas famílias e incorporando, com responsabilidade, as novas tecnologias. Deus nos guiou até aqui e seguirá à frente dessa caminhada”.
Diretora do Colégio Batista Buritis, Andrea Silva diz que é uma enorme alegria e emoção celebrar os 107 anos do Colégio Batista, instituição que, segundo ela, desde a sua criação transforma vidas por meio de uma educação integral, cuidando do ser humano em sua totalidade, mente, corpo, emoções e espírito.
"E neste momento especial também tivemos a honra de apresentar à nossa comunidade escolar o novo Teatro Professor Alberto Mazoni Andrade, um espaço dedicado à cultura e à arte, ampliando ainda mais a nossa visão da educação que muda o mundo”.
História
O capelão da Rede Batista de Educação, pastor Rubens Cordeiro trouxe à memória a trajetória inspiradora do professor Alberto Mazoni Andrade, o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de diretor-geral do Colégio Batista Mineiro.
“Seu compromisso com a educação e sua dedicação em transformar o Colégio em uma das melhores escolas de Belo Horizonte o tornaram uma figura inesquecível. Seu legado foi eternizado na expressão de um estudante, que certa vez descreveu o Colégio como uma "estrela que brilha na Floresta".
Para honrar essa história, os estudantes Josué Maciel de Souza e Pinho e Maria Clara Amone Raul Naene subiram ao palco e declamaram o poema “A Aranha”, escrito pelo próprio professor Alberto Mazoni Andrade. A poesia resgata os sonhos e a determinação dos fundadores do Colégio Batista Mineiro, Ottis e Efigênia Maddox, emocionando todos os presentes.
A celebração também foi marcada por homenagens a aqueles que fazem a diferença na educação. A Medalha Mérito Educacional Maddox foi entregue a personalidades que contribuem significativamente para a formação acadêmica e humana de tantas gerações: os professores Winder Almeida e Lourenço Stélio Rega e o administrador Eilton Jadson Santos Miranda.
Além disso, a diretora do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, Cláudia Arruda, e o pastor Rubens Cordeiro foram agraciados com a medalha de 40 anos de dedicação à educação.