Belo Horizonte, sexta-feira, 29 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CHEGOU A HORA DE CUMPRIR A PROMESSA


Publicado em 13/03/2019

          O ano novo passou, o carnaval acabou e, para aquelas pessoas que prometeram mudar seus hábitos em prol de um corpo saudável, acabaram as desculpas. Hoje está cada vez mais difícil tirar as pessoas do sofá, pois temos todo conforto dentro de casa e uma imensa variedade de tecnologias, como internet, jogos, canais de TV por assinatura. Então, esse início requer muito esforço e força de vontade.

           A mudança de hábito e a busca por um peso saudável requer um comprometimento com você mesmo. Educadora física da Academia Planeta Buritis, Cátia de Sousa revela que em seus quase 20 anos de profissão, por diversas vezes, se deparou com alunos que prometeram uma nova vida, mas que no fim ficaram muito longe de cumpri-la. O grande problema é a falta de planejamento. Não se organizam em relação a tempo, dinheiro e outras dificuldades encontradas pelo caminho. “Eles têm a boa intenção, mas aí tudo vira motivo para parar. O cansaço, as dores musculares, perder o capítulo da novela, tudo vira desculpa para fugir da academia”.

           De acordo com Cátia, o grande segredo para vencer os obstáculos e iniciar uma vida saudável é praticar uma atividade física que você goste. “Não precisa ser musculação, por exemplo. O principal é fazer de uma forma frequente. Não basta jogar o futebol do fim de semana. O indicado é que sejam realizados pelo menos 150 minutos semanais de atividades aeróbicas e duas vezes por semana de atividades de força”.

            E é justamente nesta questão de encontrar uma atividade que mais lhe agrada que se reforça a necessidade de procurar pelo apoio de um profissional. Será ele o responsável em instruir o aluno para que ele consiga fazer o exercício físico que lhe dá prazer e alcançar resultados. “Ele passará por um exame médico e depois ser instruído para treinar de forma adequada e obter os efeitos que procura”.

             Educadora física na Academia Gilberto Silva Fitness, Débora Ramos destaca outro importante aspecto para que a pessoa não desista de cumprir sua meta de mudar de vida. Segundo ela, o bom ambiente da academia é fundamental para motivar a continuidade na prática de atividades físicas. “Quando ele chega em um local onde recebe toda a atenção do profissional e vê o clima de alegria entre as pessoas, ele quer voltar. Depois de passar um dia de muito trabalho, tensão, a pessoa precisa vir a um lugar que lhe dê energia, motivação, senão vai querer mesmo ir para a casa”, comenta.

Mudança no dia a dia

             Mais que simplesmente praticar os exercícios em local e hora determinados. Cátia enaltece a importância de se mudar os hábitos diários. Ela questiona qual o sentido de se fazer uma hora de esteira e ir de carro para a academia que fica apenas três quarteirões de sua casa? Se for um, dois halls de escadas, por que não trocar o elevador pelos degraus? Vá à padaria a pé. Deixe o carro em casa. “O que lhe dá prazer? Uma caminhada pequena na rua, na quadra, no bairro? Faça. Temos uma variedade enorme de atividades. Você pode sair para passear com o cachorro ou participar de grupos de ciclismo, dança. A atividade física é prazer, não castigo. Logo a disposição vem, o sono melhora e tudo fica mais fácil. Você se disponibiliza mais para se mexer e sua alimentação também muda, já que passa a querer menos açúcar, evita bebidas alcoólicas, enfim, a mudança acontece como um todo", conclui a educadora física.

             Já Débora ressalta que, para se ter um corpo legal, não é preciso abdicar de todas as coisas do dia a dia que lhe dão prazer. “Eu não deixo de sair, tomar minha cerveja. Mas, bebo menos cerveja, estou optando mais pelo gin, por ser mais diurético. A picanha peço sem a gordurinha, e assim por diante. Dá para viver bem e de forma saudável, com certeza”.

Bom exemplo

             Na Academia Gilberto Silva encontramos com o estudante Daniel de Castro. Ele é um grande exemplo de que, com muita força de vontade, é possível cumprir a promessa de mudar de vida. Depois de muito tempo prometendo e não cumprindo, depois do carnaval de 2018 encarou o desafio e, hoje, depois de um ano, conta como sua rotina está bem diferente. “Vir à academia hoje em dia me dá prazer. Fazer atividade física me desestressa. Não consigo ficar mais que três dias sem fazer exercícios. Fora a imensa satisfação em ver a mudança do seu corpo”, diz ele que, antes de entrar na academia, pesava 109 quilos e hoje está com 99 e com ganho enorme de massa muscular.

             Às pessoas que ainda estão em dúvida se irão cumprir a promessa, Daniel aconselha a não desistirem, e garante que o desafio não é difícil de ser superado. “A falta de tempo é sempre a grande desculpa. Mas, se você fizer uma hora de academia é o bastante. Todo mundo tem uma hora disponível. Aí quando você compara, enxerga os resultados, não pára mais”.

            Vale a pena ressaltar que, além de um corpo mais belo, a prática de atividades físicas significa saúde. Elas são fundamentais no combate a doenças como hipertensão e diabetes, por exemplo.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880