Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CHEGADA DO VERÃO LIGA O ALERTA DE COMBATE À DENGUE


Publicado em 10/01/2019

Chegada do verão liga o alerta de combate à dengue

            Com a entrada do verão, estação típica das fortes chuvas e altas temperaturas, o temor de uma nova epidemia de dengue, chikungunya e zika aumenta. O mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças, encontra no clima quente e úmido as condições ideais para o seu desenvolvimento. Por isso, toda a atenção é pouca e a força-tarefa é eliminar os criadouros.

            Desde novembro do ano passado, durante a Semana Nacional de Combate ao Aedes, a Prefeitura de BH instituiu na capital um grupo para articular ações de combate à proliferação do mosquito. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a equipe conta com servidores de várias pastas, inclusive pertencentes a outros municípios da Região Metropolitana, Secretaria de Estado de Saúde e outros órgãos da esfera estadual. A ideia é que as ações sejam direcionadas aos locais que precisam de maior vigilância, como as regionais Norte e Venda Nova.

            O detalhamento das regiões mais infestadas na cidade só será possível após a publicação do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), mas a prefeitura ainda não divulgou os dados. Geralmente, acontece neste mês de janeiro.

População deve ajudar

            O combate ao Aedes aegypti precisa ser diário e a população pode contribuir de forma decisiva, já que, segundo levantamentos anteriores, 80% dos criadouros estão dentro das casas. Algumas medidas simples são muito eficazes como: encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas; o lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve estar sempre fechada; todos os objetos que podem acumular água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; mantenha sempre as caixas d´água fechadas; remova folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. Enfim, são medidas simples, mas fundamentais no combate à dengue.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880