Belo Horizonte, segunda-feira, 1 DE junho DE 2020
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CDL/BH QUER REABERTURA DO COMÉRCIO ANTES DO DIA 25


              Após a primeira reunião realizada pelo Grupo de Trabalho para estudar a reabertura do comércio na capital mineira, realizada no dia 5 deste mês, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte sugeriu aos técnicos e especialistas da prefeitura que façam sugestões sobre como a entidade pode atuar para que a reabertura possa acontecer o mais rápido possível. O prefeito Alexandre Kalil sinalizou com a data de 25 de maio, portanto, mais de dois meses após o fechamento de grande parte do comércio".

            "Nós entendemos que vários segmentos já estão preparados para começar antes dessa data. Até porque estão sendo essenciais durante essa pandemia, como, por exemplo, as lojas de tecidos, que são fundamentais para a produção de máscaras. Estamos querendo uma reabertura responsável e segura, onde sejam adotados todos os procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde. E nós podemos ajudar a acelerar este processo", afirmou o Presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

            O presidente da CDL/BH citou, como exemplo, a autorização que a prefeitura anunciou para a reabertura das bancas de jornal a partir do dia 6 deste mês. “Assim como as bancas de jornal, que entendemos que podem ser abertas, existe uma série de outros estabelecimentos que também não provocam aglomerações", afirmou. 

           Ele reiterou que a entidade possui 12 mil associados voluntários e que o setor de comércio e serviços representa mais de 72% do PIB de Belo Horizonte, gerando quase 1,5 milhão de empregos. "Somos o pulmão da economia da cidade", disse, ressaltando que a CDL/BH já iniciou um trabalho para conscientizar empresários, colaboradores e clientes para um retorno seguro, sem colocar em risco a saúde da população.

           Souza e Silva fez questão de ressaltar que a primeira ação da CDL/BH nessa pandemia foi fazer uma grande campanha de esclarecimentos sobre os procedimentos necessários para a prevenção da doença. "Porém, além da saúde das pessoas, estamos trabalhando também para salvar empresas e empregos.  Entendemos que essas ações, salvar pessoas, empresas e empregos, podem acontecer simultaneamente", alertou.

             Segundo o presidente da CDL/BH, a entidade está à disposição para adotar medidas sugeridas pela prefeitura, desde a adoção de novas formas de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até campanhas educativas para conscientizar a população de Belo Horizonte para respeitar as orientações da área de saúde. "O comércio já está fazendo a sua parte. Já está dando a sua cota de sacrifício. Nossa postura está sendo extremamente colaborativa para o combate à doença. Contudo, é fundamental que os estabelecimentos possam voltar a abrir suas portas, porque, em 80% dos casos, o fôlego dos empreendedores está acabando".  

             De acordo com Souza e Silva, todos os segmentos que tiveram o seu funcionamento restrito em virtude das medidas da prefeitura estão reivindicando abrir suas portas. "Muitos já estão com a corda no pescoço. E quem deu férias no mês passado, agora está precisando demitir porque já não possui mais capital para arcar com todas as despesas. Queremos evitar essa demissão em massa e muitos estabelecimentos podem abrir gradativamente, impactando o menos possível na aglomeração de pessoas. Estamos completamente à disposição da prefeitura para que façamos essa ação conjunta", ressaltou.  

É PRA JÁ

             Enquanto a reabertura do comércio não chega, a CDL lançou no mês passado o programa É PRA JÁ. Trata-se de um conjunto de soluções para que as empresas possam sobreviver à crise provocada pelo Coronavirus. Por meio do programa, a CDL/BH oferece uma série de serviços, benefícios e alternativas para garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos. Todos os detalhes do programa estão no site www.cdlbh.com.br .

            “Este é um programa que tem como objetivo principal ajudar as empresas a sobreviverem a esta crise. No entanto, ele também possui vários aspectos que já preparam as empresas para se manterem vivas também após o Coronavirus”, ressalta o Presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Um dos principais aspectos do programa é preparar as empresas para as Vendas On Line. “Ninguém mais pode adiar a sua entrada no mundo virtual”, alerta Souza e Silva.

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