Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE julho DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CDL/BH CELEBRA SUCESSO DO DIA LIVRE DE IMPOSTOS


Publicado em 10/06/2024

        A cada ano que passa, o Dia Livre de Impostos (DLI) ganha mais parceiros e oferece mais produtos para que as pessoas possam comprar sem a incidência de impostos. Este ano não foi diferente. A ação, que surgiu em 2007 por iniciativa da CDL/BH e da CDL Jovem e depois foi incorporada à agenda do comércio em todo o país, neste ano contou em Belo Horizonte com mais de 1.400 estabelecimentos participantes no último dia 6 de junho.

         A parceria da CDL/BH com a Drogaria Araujo, o Supermercado Apoio Mineiro e o Minaspetro ampliou bastante o leque de opções para o consumidor. Cerca de 20 mil produtos foram vendidos com preços bem abaixo daqueles normalmente praticados. Em alguns, a redução chegou a quase 50%. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, destaca que o DLI é uma oportunidade de mostrar o quanto os impostos pesam no bolso dos trabalhadores.

          “O brasileiro trabalha cerca de 150 dias, ou seja, cinco meses por ano, só para pagar impostos. E temos um péssimo retorno em serviços para a população. Além disso, os impostos corroem o poder de compra dos brasileiros. Se eles não fossem tão abusivos, as famílias teriam um consumo maior e melhor”, pontua.

          Segundo o Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes), que mede qual é a contrapartida que a população recebe pelo pagamento dos tributos, há pelo menos 13 anos, desde que ele começou a ser medido o Brasil permanece com o pior resultado. “Ou seja, além de pagar muito imposto, o brasileiro tem pouco retorno em serviços públicos de qualidade”, acrescenta Souza e Silva.

Novidades

         A 18ª edição contou com novidades. Uma delas foi a participação do Supermercado Apoio Mineiro. Além de itens de cesta básica como arroz, feijão, café e sal, também foram vendidos sem impostos produtos como vinho argentino, azeite português, fralda descartável, chocolates, entre outros. Presença de longa data no DLI, a Drogaria Araujo também inovou. Em vez de um dia, fez a Semana Livre de Impostos, de 4 a 8 de junho.

         Outra novidade foi a participação da rede de cinema Cineart com suas 65 salas localizadas na capital mineira e na região metropolitana. Na data, o consumidor que comprou o Combo DLI, teve direito a duas meias-entradas, mais dois refrigerantes de 500 ml e uma pipoca grande, pagando R$ 53,80, uma redução de 46,47% sem os impostos.

Expectativa com a Reforma Tributária

           A Reforma Tributária do país, aprovada em julho de 2023, está em processo de regulamentação. O projeto de lei que trata dessa normatização prevê algumas reduções que poderão trazer benefícios ao bolso dos contribuintes e dos empresários. Dentre eles, está a redução de 60% e 100% da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para medicamentos, equipamentos e serviços médicos.

           A redução de 60% do CBS e do IBS irá favorecer, além da compra de medicamentos de uso amplo como os de tratamento para diabetes e hipertensão, a aquisição de produtos de limpeza e higiene pessoal consumidos por famílias de baixa renda. Na listagem aparecem água sanitária, escova de dentes e papel higiênico. Além de produtos de cuidados básicos à saúde menstrual, como absorventes, tampões higiênicos, coletores e calcinhas absorventes.

          “Essas reduções vão fazer uma grande diferença para as famílias de baixa renda, pois são as que mais sofrem impactos negativos no poder de compra com a carga tributária, afirma o Presidente da CDL/BH.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880