Belo Horizonte, terça-feira, 11 DE agosto DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CDL COBRA ABERTURA DE LEITOS PROMETIDOS PELA PREFEITURA


            Assim que o prefeito Alexandre Kalil determinou o retrocesso no processo de flexibilização do comércio na cidade, no dia 26 do mês passado, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte manifestou a sua posição contrária à medida. Em nota, a entidade comprovou que a reabertura do comércio não foi a responsável pelo aumento do número de casos na cidade. Veja a íntegra da nota da CDL/BH.

            “Tendo em vista as inúmeras tentativas de colocar a culpa no comércio o aumento de casos de Covid 19 em Belo Horizonte, fato que, segundo os especialistas, já estava previsto para acontecer este mês, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informa que o Número Médio de Transmissão por Infectado, que é um dos indicadores definidos pela prefeitura para avaliar o processo de flexibilização, estava em 1,09 no dia 22 de maio passado. Portanto, antes da primeira fase da reabertura do comércio. Este índice é altamente impactado pela aglomeração de pessoas.

             Na sexta-feira, 26 de junho, dia em que a prefeitura decidiu pelo retrocesso no processo de flexibilização, este índice permanecia em 1,09, ou seja, não sofreu nenhuma alteração. Esta é a prova cabal de que a reabertura do comércio não foi a responsável pelo aumento do número de casos.

             Por outro lado, caso a prefeitura de Belo Horizonte tivesse aberto os novos leitos prometidos no dia 29 de maio – somente lembrando, o Secretário de Saúde afirmou que já estava pactuado com os hospitais a ampliação dos leitos de UTI de 220 para 729 e os leitos de enfermaria de 647 para 1752 - na sexta-feira, 26 de junho, teríamos 34,5% de ocupação nos leitos de UTI, em vez de 85%. E 30% nos de enfermaria, em vez dos 69% registrados na sexta-feira.

           Por último, a CDL/BH esclarece que, apesar de discordar profundamente da decisão tomada pelo prefeito de fechar o comércio novamente, não há qualquer orientação da entidade para que seus associados desrespeitem o decreto que definiu o novo fechamento. A CDL/BH lamenta que a falta de sensibilidade da prefeitura com relação ao comércio e a completa ausência de diálogo com o setor tenham levado à esta situação.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX