Belo Horizonte, quinta-feira, 5 DE dezembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CAMPUS BURITIS SEDIA MARATONA DO EMPREENDEDORISMO NEWTON


            Imagine 6 horas de imersão de ideias em tecnologias e técnicas inovadoras! Isto foi o que cerca de cem pessoas, entre jovens e adultos, tiveram a oportunidade de vivenciar, no último mês de novembro, durante a 6ª edição da Maratona do Empreendedorismo Newton, realizada no campus Buritis. Além de desenvolver o espírito empreendedor dentro de cada um, o objetivo do evento foi mostrar que é possível, sim, transformar sonhos em negócios, mas que há etapas e processos para que isto aconteça.

            A Maratona do Empreendedorismo é uma espécie de jornada da concepção da ideia à sua execução. Por meio de palestras e compartilhamento de experiências, os participantes receberam a orientação necessária sobre qual caminho seguir. "Nosso desafio é formatar, validar aquela ideia. Hoje o foco é acelerar uma startup. Mostramos ao empreendedor que ele tem que enxergar o problema e, a partir daí, buscar a solução. Um exemplo é a Uber, que nasceu devido a um problema de locomoção que existia nas grandes cidades", explica o professor Franz Petrucelli, um dos organizadores.

            Também organizadora do evento, Isis Boostel ressalta que um dos pontos mais interessantes da Maratona durante esses seis anos é a diversidade do público. Nela participam jovens que têm o sonho de abrir o seu próprio negócio, outros que descobrem qual faculdade pretendem seguir, e ainda empresários que querem qualificar o seu empreendimento. "Já tivemos aqui filhos trazendo os pais para dizer a eles: olha pai, precisamos fazer isso, implantar essa tecnologia, para não perdermos espaço. Isso é muito legal".

Exemplos

            Davi Rafaelo ainda está no 2º ano do Ensino Médio, mas participou pela segunda vez da Maratona. De acordo com ele, a abordagem feita pelos facilitadores tem o ajudado cada vez mais a entender o que fazer, e como fazer, para ter seu dinheiro um dia. "Este ano eu trouxe como proposta a criação de um software que seria utilizado para resumir todos os tipos de textos, especialmente científicos. Acredito que ele poderia ser um grande facilitador para estudantes e incentivaria a prática da leitura".

            Bernardo Peres é aluno do SEBRAE. De acordo com ele, desde que entrou para a escola se interessou pelo mundo do empreendedorismo. Por esta razão, tem participado de diversos eventos que incentivam a abertura do próprio negócio. Para a Maratona Newton, apresentou uma plataforma que busca conectar pessoas que são fãs de esportes ao ar livre. A intenção é que empresas do ramo também se conectem, e toda vez que efetuarem uma venda devem gerar um bônus para ser revertido em investimento para o meio-ambiente. "Quero aqui ver se a minha ideia é plausível e, quem sabe, que ela seja patrocinada. Já consegui alguns contatos. É muito bacana".

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX