Belo Horizonte, sábado, 20 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE COM FOCO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS


Publicado em 13/03/2019

             Os católicos estão vivenciando um momento muito importante, é o período da Quaresma. Época de reflexão, de trilhar novos caminhos, mudança de vida e de rumos. Por isso, todos os anos, a Igreja no Brasil, por meio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), promove a Campanha da Fraternidade com o objetivo de apresentar à população uma realidade que demanda atenção e mudança, propondo caminhos que ajudem o cidadão a refletir sobre sua vida e a transformá-la sobre a proposta do evangelho. Para 2019, a campanha tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

             Pároco da vizinha igreja de São Judas Tadeu, no bairro Palmeiras, Padre Igor Batista explica que com o tema desta campanha a Igreja quer estimular a participação em políticas públicas para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. Segundo o padre, é fundamental que as pessoas entendam o verdadeiro sentido da palavra política, uma vez que, devido ao descrédito de boa parte de nossos representantes, ela acabou sendo vista por muitos como algo negativo. “A política, se bem feita, bem conduzia, vai trazer para nós justiça e paz, uma vida de acordo com aquilo que Deus quer para cada um de nós neste mundo. É possível pela via da política obter saúde, educação, saneamento. E as politicas públicas tendem a colaborar para que as pessoas tenham esse acesso ao que é de direito delas”.

             Padre Igor acredita que, com todo o empenho da Igreja, a campanha irá sensibilizar determinados atores da sociedade e grandes resultados serão conquistados. “Nossa experiência de outras campanhas é bem assim. Uma grande mobilização, reflexão ampla, e nos setores, sobretudo, que tendem uma proximidade maior com o tema, sempre existem frutos mais consistentes”, ressaltando que a meta de toda a campanha é não ser apenas no Tempo Quaresmal ou durante aquele ano, mas que cada um possa gerar nas comunidades gestos concretos e ações missionárias permanentes a partir daquele momento.

              O tema da Campanha da Fraternidade será debatido durante as missas, retiros espirituais, nos encontros de pastorais e movimentos religiosos. A CNBB, junto com suas equipes, ainda elabora materiais para serem usados em diversos grupos. “Os agentes pastorais, além dos padres, podem propor esse tema em outros ambientes de discussão como em escolas e grupos que querem o melhor para a comunidade”, finaliza.

              A Campanha da Fraternidade 2019 teve início no último dia 06 de março, Quarta-feira de Cinzas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam,  a campanha não termina depois da Páscoa. Ela acontece o ano todo, quando são desenvolvidas muitas atividades pastorais com a comunidade.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880