Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BUSCA POR CRIAÇÃO DE CENTRO ESPÍRITA NO BAIRRO GANHA FORÇA


Publicado em 09/06/2020

             Na edição de maio do JORNAL DO BURITIS foi publicada uma reportagem com a moradora Zilda Braga, onde ela manifestava o seu desejo de criar um centro espírita no bairro. Apesar de sua grande população, que segue as mais distintas religiões, o Buritis, surpreendentemente, ainda não possui uma casa espírita. O local mais próximo para os moradores que seguem a doutrina fica no vizinho bairro Palmeiras. Para surpresa e felicidade de Zilda, a resposta da matéria não poderia ter sido melhor e a busca por esse sonho de criar o primeiro centro espírita do Buritis ganhou muitos novos integrantes.

             Assim que o jornal foi começou a circular, Zilda publicou uma cópia da reportagem no Facebook e a repercussão foi imediata. “Foi excelente. Foram mais de mil curtidas. Vários moradores do bairro, que são espíritas, se prontificaram a ajudar na abertura da casa e alguns já se propuseram a ser voluntários. A partir daí, comecei a acreditar que o sonho em breve poderia se tornar realidade”. 

            A bibliotecária Karla Amariz é espírita Kardecista. Ela foi uma das primeiras pessoas a se prontificarem a ajudar na abertura de uma fraternidade espírita no bairro. “Temos muitas pessoas seguidoras da doutrina espírita no Buritis e sentimos falta de um local onde possamos estudar e praticar a caridade sem ter que se deslocar para outros bairros. É um ambiente propício para encontrarmos a paz, o reconforto, compreensão e esclarecimentos”.

             Ana Queiroz, moradora na Avenida Deputado Cristovam Chiaradia, diz que a abertura de uma casa espírita no Buritis, além do seu trabalho de  evangelização, vai contribuir muito com as ações sociais que serão realizadas na comunidade e em seu entorno.

           Para a assistente social Marli Marquez, a criação de um centro no Buritis vai possibilitar o conhecimento espiritual de que tanto os seguidores da doutrina necessitam. “Neste local poderemos, através de palestras, leituras e estudos, conhecer mais o espiritismo e  praticar atividades doutrinárias. E também proporcionar alívio às pessoas que necessitam de tratamento espiritual  urgente”.

          Enquanto buscam por uma sede, os moradores do Buritis estão realizando os estudos do espiritismo via redes sociais. Uma forma de se manterem em contato durante este momento de crise na saúde. “Tenho esperança de que quando este momento turbulento passar algum morador irá se manifestar e nos ceder um espaço gratuitamente, mesmo que temporariamente”, explica Zilda.

GEDE

         Um dos grandes aliados na busca pela criação do primeiro centro espírita do Buritis é o GEDE - Grupo de Estudos da Doutrina Espírita -, criado em 2017 pela otorrinolaringologista Danielly Andrade. De acordo com a médica, o grupo foi idealizado mediante a necessidade logística e de estudo de várias pessoas que, como ela, se mudaram para o bairro e não encontraram uma casa espírita por aqui.

         “Nosso bairro tem mais de 40 mil habitantes e uma logística de trânsito que infelizmente dificulta o deslocamento ágil a outras casas espíritas de Belo Horizonte. O grupo foi criado também com o intuito de, além do estudo da doutrina, reunir pessoas para a prática de ações de ajuda e caridade, pois o espiritismo nos ensina que o trabalho é sempre necessário”.

Ainda segundo Danielly, a falta de uma sede fixa para reuniões, palestras e desenvolvimento de atividades infelizmente foi um fator que fez com que o GEDE não alcançasse todo o seu objetivo. Contudo, ela garante que o grupo  continua forte no Whatsapp e Facebook, unindo a outros grupos e agregando pessoas e estudiosos com o mesmo desejo.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880