Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BURITIS TERÁ MUTIRÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALZHEIMER


Publicado em 10/09/2019

 

            Setembro é o mês mundial de conscientização sobre a doença de Alzheimer. Todos os anos, nesta época, várias entidades promovem atividades e ações ao redor do mundo com os objetivos de reconhecer os impactos das demências e dar suporte aos familiares-cuidadores. No Buritis, um importante momento de conscientização sobre a doença está sendo organizado pelo GAFA – Grupo de Apoio a Familiares de Portadores de Alzheimer. O Mutirão Alzheimer vai acontecer no dia 21 de setembro, no UniBH, e terá visibilidade nacional, uma vez que estará ocorrendo concomitantemente com outras cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

            Para o Mutirão Alzheimer foi organizado um dia com palestras ministradas por profissionais de saúde (fisioterapeutas, psicólogos), da área jurídica (advogados), engenheiros, cuidadores, instituições sem fins lucrativos e pessoas que convivem com Alzheimer ou outra demência. Os temas abordados serão todos relativos à doença: conceitos, diagnósticos, tratamentos, aspectos legais e jurídicos, cuidados com o cuidador, dentre outros. "Dividimos o tempo com espaço e voluntários para orientação individual ou de pequenos grupos, e para atividades práticas e lúdicas", explica o presidente do GAFA, Eduardo Caetano Pirri Moreira.

            De acordo com Eduardo, organizar um mutirão para falar sobre Alzheimer é importante por muitas razões. Serve para aproximar cuidadores da mesma região para que se apoiem e se organizem; ser uma ponte entre profissionais de diferentes áreas e cuidadores que têm pouco ou nenhum acesso à informação de qualidade e apoio; informar sobre programas sociais, políticas públicas e direitos a partir de suas necessidades e demandas. "Resumindo, é oferecer acesso gratuito ao conhecimento por meio de profissionais qualificados. Enfim, criar uma rede de solidariedade e suporte entre cuidadores e pessoas afetadas pela doença".

História

            O 21 de setembro não foi uma escolha aleatória. A data é o marco mais importante da campanha. Ela foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em virtude da abertura da 10ª Conferência Anual da Alzheimer’s Disease International (ADI), em Edimburgo, Escócia, realizada em 21 de setembro de 1994.

            Em 2008, o Brasil seguiu o mesmo passo e promulgou a Lei 11.736, que institui o dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. O Mutirão Alzheimer vai acontecer das 09h às 17h. A entrada será pela portaria 2, Rua Líbero Leone, 259, Prédio Palmas. Mais informações pelo 98434 8028.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880