Belo Horizonte, quinta-feira, 19 DE setembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BURITIS ATENTO NO COMBATE À DENGUE


            Um assunto que vem tomando conta das rodas de conversa nas últimas semanas na capital é o alto número de casos de dengue. É quase impossível não ouvir uma história de um familiar ou amigo que tenha contraído a doença. E, infelizmente, nesta situação, a população é a grande culpada por não realizar simples ações de prevenção à proliferação do  mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Por outro lado, a boa notícia é que, no Buritis, os casos de dengue são registrados com menor frequência.

            Até o último balanço antes do fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, em 2019, já havia sido confirmados 26100 casos de dengue em Belo Horizonte, sendo 2459 da Região Oeste, da qual faz parte o Buritis. Apesar de não oferecer dados por bairro, informações da própria Secretaria dão conta de que poucos destes casos confirmados são de moradores do Buritis. Porém, este aspecto positivo pode fazer com que a população relaxe nas ações de prevenção.

            Como o Buritis é formado quase que em sua totalidade por edifícios residenciais, o trabalho de limpeza de áreas externas, caixas d'água e piscinas, além do recolhimento e seleção do lixo é feito por prestadores de serviços. Isto contribui bastante para a não proliferação do Aedes. A grande preocupação segue sendo fora dos muros, mais precisamente nos lotes e prédios abandonados. A não limpeza desses locais pode servir como ponto ideal para o surgimento de criadouros.

            Morador na Rua Maria Heilbuth Surette, Ian Ferrari se mostra bastante preocupado com esta situação. Perto de onde mora existem algumas obras abandonadas da falida Habitare. De acordo com ele, em um dos prédios já viu uma pessoa entrando para limpar, mas em outro nunca. "Dá pra ver que está bem sujo. Tem garrafas, plástico. Fico preocupado. Aqui na rua tem muito pernilongo, felizmente não são da dengue, mas é algo que deixa a gente apreensivo".

            Ian sabe muito bem da importância de fazer sua parte na luta contra a dengue. "No meu prédio sempre é realizada a limpeza de todas as áreas externas e da caixa d'água. Dentro do meu apartamento sempre observamos para não deixar acumular água nos vasinhos das plantas ou em qualquer outro recipiente. Faço minha parte, espero que a comunidade faça o mesmo".

            Além dos mais de 26 mil casos confirmados de dengue em Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde informou ainda que há 52767 casos pendentes de resultados e que foram investigados e descartados outros 9677 casos.

Chikungunya e Zika

                Até o fechamento da edição, em 2019, foram notificados 178 casos de Chikungunya em Belo Horizonte. Foram confirmados 31 casos, dentre os quais, sete contraídos no município, nove importados e sete em locais com origem indefinida. Há 147 casos em investigação para a doença.                                                                                    

           Em relação à Zika, foram notificados 196 casos na capital. Há um caso confirmado para a doença, 95 casos foram descartados e 100 permanecem em investigação.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX