No último dia 15 de outubro, o BuriDogs completou seis anos de fundação. Uma história de muitos desafios, dificuldades, mas, principalmente, grandes conquistas.
A jornalista Fernanda Castro, uma das voluntárias fundadoras do BuriDogs, ressalta que cada ano de existência deve ser muito celebrado. Afinal, ele continua sendo um grupo autônomo, sem qualquer financiamento público, uma vez que não se trata de uma ONG, e sim um grupo de proteção.
"A gente tem muitos desafios, mas o principal deles é a questão financeira. Estamos sempre tendo que contar com a ajuda da comunidade, pedindo doações. Alguns têm casos bem complicados e demandam muitos recursos financeiros, de internação, de cuidados, de tratamento, que a gente não tem. Este continua sendo o nosso grande desafio".
Porém, ao chegar nesses seis anos, Fernanda diz que o grupo aprendeu muito, conquistou maturidade e, o principal, passou muita credibilidade à comunidade, o que é fundamental para desenvolver um melhor trabalho.
"Já criamos uma rede. A gente sabe a quem recorrer. Os melhores hospitais, os melhores veterinários. Felizmente, alcançamos muita credibilidade junto à comunidade. Então, sempre conseguimos sair desses apuros em relação às questões financeiras. Sem o apoio dos moradores, sem o apoio da nossa rede, nossos buriamigos, realmente não conseguiríamos manter o trabalho que a gente vem fazendo nesses seis anos".
Nestes seis anos de fundação, o BuriDogs calcula ter prestado algum tipo de apoio, seja com adoção, acolhimento, tratamentos de doença ou castração, a cerca de mil animais. "São números muito expressivos. Uma conquista que muito nos orgulha e nos mantém firmes nessa luta", finaliza.