Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BH TERÁ PRIMEIRO HOSPITAL VETERINÁRIO MUNICIPAL


Publicado em 10/09/2019

 

            Os militantes da causa pet acabam de conquistar uma vitória histórica. No fim deste mês de setembro será inaugurado, em Belo Horizonte, o primeiro hospital municipal veterinário para animais de pequenos porte (cães e gatos) de Minas Gerais. A estrutura foi montada no prédio onde funcionava um Centro  de Saúde, no bairro Madre Gertrudes, na nossa região Oeste. Será uma espécie de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para animais. Os procedimentos que não puderem ser realizados por lá serão encaminhados para clínicas conveniadas ou hospitais universitários. A unidade ficará na Rua Pedro Bizoto, 230, distante apenas cerca de 5 quilômetros do Buritis.

            O imóvel onde foi construído o hospital veterinário pertence à Prefeitura e estava abandonado desde 2009. Antes de ser oferecido à Regional Oeste, ele esteve à disposição das secretarias de Educação e Saúde, que não tiveram interesse em utilizá-lo. Para deixá-lo com a estrutura adequada o poder municipal investiu cerca de R$310 mil. Agora, o Executivo não terá mais gastos. A Associação Nacional de Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa) ficará responsável por toda a administração.

            "A Prefeitura enxergou o grande interesse público nessa causa animal e, por isso, decidiu investir nessa construção de um hospital veterinário. Tenho certeza que o Buritis e os demais bairros de BH irão usufruir muito desse benefício", diz o coordenador da Regional Oeste, Sylvio Malta.

Funcionamento

              O trabalho da Prefeitura terminou com a entrega da obra, que aconteceu em agosto passado. A partir de agora, toda a administração ficará a cargo da Anclivepa. Vice-presidente da associação, o médico veterinário professor do UniBH, Newton Paiva e Colégio Arnaldo, Aldair Júnio Woyames Pinto, será o diretor geral do hospital, que recebeu o nome de AMA - Amigos da Medicina Animal.

             De acordo com ele, cerca de 50 voluntários entre médicos veterinários, estudantes e protetores da causa animal irão trabalhar no hospital. O atendimento será gratuito dentro deste perfil: moradores em situação de rua, comunidade de BH e região de baixa renda comprovada e protetores de animais cadastrados. "Importante ressaltar que o hospital é destinado para este tipo de público. Toda a demanda de serviço será prestada em parcerias com outras instituições. Trabalharemos com muita dedicação, respeito e amor ao animais. A Anclivepa é uma associação nacional, bastante respeitada, com mais de 30 anos em Minas".

            Ainda de acordo com Aldair, serão distribuídas fichas diariamente para atendimento em horário que ainda será definido. A capacidade de consultas diárias ainda será analisada. No Brasil existem hospitais municipais veterinários com o mesmo perfil apenas em São Paulo e Brasília.

Outras conquistas

            E a causa animal, de fato, tem muito o que comemorar. Outras importantes conquistas foram anunciadas recentemente.

            No dia 7 de agosto, o Plenário do Senado aprovou o projeto de lei que cria o regime jurídico especial para os animais. Pelo texto, os animais não poderão mais ser considerados objetos. De iniciativa do deputado Ricardo Izar (PP-SP), o projeto estabelece que os animais passam a ter natureza jurídica sui generis, como sujeitos de direitos despersonificados. Eles serão reconhecidos como seres sencientes, ou seja, dotados de natureza biológica e emocional e passíveis de sofrimento.

            O texto também acrescenta dispositivo à Lei dos Crimes Ambientais para determinar que os animais não sejam mais considerados bens móveis para fins do Código Civil. Com as mudanças na legislação, os animais ganham mais uma defesa jurídica em caso de maus tratos, já que não mais serão considerados coisas, mas seres passíveis de sentir dor ou sofrimento emocional. Como foi modificada no Senado, a matéria retornou para a Câmara dos Deputados.

            Outra grande conquista dos nossos amigos de quatro patas vem do Governo do Distrito Federal. Segundo projeto de lei sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), pets que pesem até 12 quilos agora também poderão embarcar com seus tutores no transporte público, trens e metrôs, do Distrito Federal. As empresas de transporte público fixarão placas em locais de fácil visualização, como em paradas e estações. Tomara que esta medida chegue logo em Belo Horizonte. 

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880