Belo Horizonte, terça-feira, 11 DE agosto DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BELEZAS DE BH SÃO RETRATADAS POR POETA DO BURITIS


            Há cerca de quatro anos o poeta baiano Pedro Ramalho decidiu trocar a quente Salvador pelo ameno clima de Belo Horizonte, em especial do Buritis, onde os ventos dão um ar todo especial à região. Porém, mal sabia ele que essa atração pela capital mineira iria se tornar tão intensa em um prazo tão curto. As belezas da cidade viraram inspiração para poesias e uma delas está com seus versos e prosas expostos na Secretaria Municipal de Cultura.

            Pedro é morador na Rua Pedro Natalício de Moraes e tem o Parque Aggeo Pio Sobrinho como “quintal da casa”. O lindo cenário o ajudou a compor suas mais recentes poesias. No currículo já são mais de 1800. Entre elas, “Mais belos no nome” onde fala um pouco de como nossa capital é encantadora e que fez com que representantes da Secretaria Municipal de Cultura o procurassem pedindo autorização para que ela fosse exposta na sede. “Basicamente, nessa poesia eu questiono o porquê do nome Belo Horizonte se aqui temos inúmeras outras belezas além do horizonte. Clima, montanhas, cultura, culinária, entre tantas outras. Tudo nessa cidade é simplesmente belo”, ressalta.

            Pedro Ramalho conta que o convite para ter sua poesia exposta na sede da Secretaria Municipal de Cultura foi uma grande surpresa. Ele tem o costume de postar suas poesias em sua página no Facebook e alguém ligado à pasta acabou visualizando e gostou. “Pouco depois eles me mandaram uma  mensagem dizendo o que está escrito antes da poesia: O amor por #BH atravessa fronteiras! O Pedro Ramalho, de Salvador, escreveu uma poesia declamando o quanto nossa cidade o encantou! É amor demais por essa BH!. Foi uma surpresa agradabilíssima. Fiquei muito feliz pela homenagem”.

Outras homenagens

             Além de ser membro da Academia de Cultura da Bahia e ter recebido diversas homenagens em sua terra natal, Pedro Ramalho já recebeu outras honrarias em BH e uma em especial aqui no Buritis. Ele foi convidado a participar de uma das edições do Festival Literário do Colégio Magnum. Um grupo de alunos escolheu sua obra como tema.

             “Quando cheguei ao festival vi um banner de Carlos Drumond de Andrade, outro de Vinícius de Moraes. Com meu nome tinham três. Indaguei uma coordenadora de como era possível ter três com meu nome e apenas um com o nome desses imortais. Ela me disse apenas: é você quem está aqui. Emocionante”, conta o poeta.

            Algumas das poesias de Pedro Ramalho podem ser encontradas dividas em três livros publicados: Simples Mente, volumes I e II, e Poesias Infinitas. Mas suas poesias também podem ser vistas em suas postagens no Facebook e Instagram no @pedroramalhopoeta. Confira o trabalho do poeta baiano que adotou o Buritis e é apaixonado por Belo Horizonte.

Mais belos no nome

Porque no nome só Belo Horizonte,

se o belo aqui está em todo o lugar?

Nas mulheres, nas flores, nos montes,

e nas ruas e caminhos a passar.

 

Tens um charme discreto e elegante,

conservas raízes e culturas.

Humana com os teus visitantes,

cidade cônscia e madura.

 

O teu clima gostoso,

comidas tão saborosas,

deixam a gente mais novo,

cidade muito charmosa.

 

Porque só Belo Horizonte?

Quiçá, o mais detalhe,

observado dos teus altos montes,

ao olhar pra os teus belos vales.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX