Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BAIRRO RECEBE SUA PRIMEIRA AÇÃO DO PROJETO AGROFLORESTA


Publicado em 10/11/2021

            A turma que cuida do meio ambiente do nosso bairro está cada vez mais ativa. A mais recente ação aconteceu no último dia 16 de outubro, com a realização do primeiro Agrofloresta às margens do  Córrego Ponte Queimada e Cercadinho.  

           Agrofloresta é um movimento mundial e que vem crescendo muito no Brasil nos últimos tempos. O objetivo é plantar sementes não transgênicas e sem uso de agrotóxicos em diversas áreas, inclusive urbanas. Este seria um novo mecanismo para combater a fome no planeta.

           No Buritis, a semente escolhida para o plantio foi a de milho. A ideia principal também é alimentar, porém, em vez de pessoas, matar a fome dos animais silvestres que abrigam nossa região.

          Ambientalista, Carla Magna é a coordenadora do projeto. De acordo com ela, a região conta com muitas aves silvestres como seriemas e jacuguaçus, que andam em bandos e ficam nas copas das árvores comento sementes. "Eu observava muitas destas aves no chão e sozinhas, em um comportamento estranho.  Temo que seja por fome e solidão. Espero que esta iniciativa mude este cenário".

           A ambientalista ressalta que este plantio também é importante para tratar a terra, seja evitando pragas, ou mesmo como uma função filtrante,  que ajuda no combate à erosão do solo. "Somente neste  local em que fizemos o plantio existem três nascentes à beira do Córrego do Cercadinho, que serão protegidas com esta ação". 

          O período de plantio é curto e sempre na lua crescente. O grupo está precisando de ajuda. Quem puder contribuir basta entrar em contato pelo telefone 9 88430534 ou através do Instagram: @ cercadinho_pontequeimada. O projeto também está retirando bota fora dos leitos. Isso tem ajudado a evitar inundações. "Até o momento o apoio recebido é só de outros movimentos sociais,  não existe ajuda governamental, nem de empresários ou políticos", garante.

          No dia da ação também foi realizada uma apresentação “ecoliterária”, quando estiveram presentes a escritora Heloisa Helena, que fez o seu primeiro poema do Córrego Ponte Queimada, e seu marido, o artista plástico Wander Lara. O casal é o responsável pela elaboração da biblioteca comunitária que existe às margens do Cercadinho. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880