Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ALUNOS RETORNAM ÀS AULAS AINDA DE FORMA ONLINE


Publicado em 09/02/2021

             O ano letivo de 2021 nas escolas de Belo Horizonte, infelizmente, começou da mesma forma como terminou em 2020: sem alunos em sala de aula. A Secretaria Municipal de Educação ainda não permitiu as atividades presenciais, alegando que as condições seguras para este retorno dependem da baixa taxa de incidência do vírus (circulação) e da redução da ocupação de leitos, sobretudo de UTI. Desta forma, a alternativa para manter o ensino/aprendizagem dos alunos tem sido as aulas remotas, que nas escolas do Buritis foram oferecidas com excelência.

             Desde a volta às aulas no início deste mês, a unidade Buritis do Colégio Batista oferta um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido exclusivamente para os estudantes: o Batista Online. Integrado à plataforma Microsoft Teams, o Batista Online dá aos alunos acesso aos conteúdos virtuais de alta qualidade preparados pela equipe de educadores da instituição. No último ano, o colégio alcançou a marca de 200 mil aulas virtuais e mais de cinco milhões de interações entre professores e estudantes.

            Para este ano, o Batista irá ainda mais longe e passará a contar com um dos sistemas de ensino mais modernos do país, o Sistema Ari de Sá (SAS) – Plataforma de Educação. “O SAS é uma das mais competentes e avançadas empresas editoriais que atuam no setor educacional brasileiro na atualidade, ofertando mais recursos pedagógicos, serviços e suporte aos estudantes e professores”, diz Andrea Silva, diretora das Unidades Buritis I e II.

            A Rede Batista de Educação também está preparada para implementar o ensino híbrido. Todas as salas de aulas e outros ambientes foram adaptados com modernos equipamentos digitais, além de outras melhorias necessárias na infraestrutura. “A instituição tem se adaptado ao novo tempo, investindo em tecnologias educacionais, novas plataformas digitais, estrutura e equipamentos de segurança. Nosso objetivo é proporcionar educação de qualidade seja no modelo remoto, híbrido ou presencial e principalmente acolher os estudantes e suas famílias em um momento tão desafiador para todos nós”. 

Segurança

            O Colégio Batista atua desde o início da pandemia com ações preventivas e implantação de protocolos direcionados pelo Comitê de Retorno às Aulas Presenciais criado pela instituição. “Manter a comunicação entre escola e a família é imprescindível para garantir o bem-estar de todos. Por isso, o comitê é responsável pela construção de normas e orientações para toda a comunidade escolar. Neste momento, nossas unidades educacionais estão prontas para receber os estudantes com segurança, assim que for autorizado pelos órgãos oficiais”, afirma Andrea.

              Ao longo do último ano e durante o mês de janeiro de 2021 foram realizados ciclos de treinamentos on-line direcionados aos educadores e colaboradores da instituição. Eles são orientados a partir das normas de segurança e formação de novos hábitos de convivência trabalhados na cartilha de orientação que foi encaminhada e trabalhada com todos. Ainda de acordo com a diretora, além dessas medidas, foram implantadas a sinalização de distanciamento e capacidade máxima em cada ambiente da instituição, treinamento do corpo docente e aquisição de equipamentos de proteção individual e de higienização. 

Apoio socioemocional

                  Além do direcionamento das medidas de segurança e prevenção, o Colégio Batista atua em sintonia com as famílias e estudantes oferecendo apoio emocional, cuidando também da saúde mental. O serviço de Capelania da instituição dedica-se ao auxílio espiritual, acolhimento, aconselhamento bíblico e atendimento à comunidade escolar. Neste período de pandemia a atuação mais frequente tem sido por meio dos contatos telefônicos, atendimentos via chat, reuniões remotas com as famílias, estudantes, professores e equipes de apoio, mediante demandas e necessidades apresentadas. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880