Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ALUNA DA SUPERA BURITIS TEM TEXTO MOTIVACIONAL PUBLICADO EM LIVRO


Publicado em 09/02/2021

           Será que é possível enxergar algo de positivo durante os tristes tempos de pandemia? A escola de ginástica para o cérebro SUPERA mostrou que sim. Durante o período da pandemia, a instituição propôs aos seus alunos, em todas as 400 unidades da rede espalhadas pelo país, que elaborassem textos, em quaisquer gêneros, falando sobre suas alegrias, experiências e até mesmo anseios sentidos em 2020. O resultado foi tão incrível que a coordenadoria da rede decidiu publicar um livro com alguns dos textos elaborados. Em três meses de produção, os educadores SUPERA no Brasil receberam mais de 20 mil textos, com percepções de crianças, jovens e adultos sobre a pandemia. Foram selecionados 200 para compor os quatro capítulos do livro “O que importa?”, entre eles está o “Receita para mais um dia feliz”, de Maria das Graças Abrantes, aluna da unidade Buritis.

           Maria das Graças, a Gracinha, como é conhecida na unidade, tem 69 anos e em 2020 viveu os momentos mais difíceis de sua vida com a morte do marido e o isolamento social provocado pela pandemia. Entrar para a SUPERA foi uma forma encontrada para exercitar o cérebro, bastante debilitado com toda a situação. Contudo, as aulas foram muito além, mexendo com o seu emocional. Por meio delas percebeu que estava se esquecendo das coisas boas que a vida lhe dá e que, na verdade, são as mais simples. “É a gente acordar e ver a validade das coisas mais simples como, por exemplo, a luz do sol. Que me perdoem as pessoas que gostam do inverno, mas eu amo o sol. Foi falando dessas coisas simples que fiz o texto. Foram os ingredientes para a receita de mais um dia feliz”, brinca.

            Mas, mesmo tendo ficado muito feliz com o resultado do texto que produziu, Gracinha diz que ficou surpresa ao receber a notícia de que sua composição iria fazer parte do livro. “Durante as aulas a professora falou que alguns textos seriam publicados em um livro, mas eu nem dei importância, nunca poderia imaginar que o meu fosse um dos escolhidos. Fiquei muito surpresa e, claro, super contente”. Ao ler as outras histórias contidas na obra, a aluna chega a se emocionar. “Parece que a gente vai conhecendo a vida de cada uma daquelas pessoas por meio daquelas palavras. É muito lindo”.

              Diretor da SUPERA Buritis, Nicodemos Cardoso diz que a escolha do texto da aluna deixou todos da unidade muito felizes e orgulhosos. “Esse olhar que ela teve de sensibilidade tem tudo a ver com a filosofia da SUPERA. Que essas páginas tragam ainda mais esperança a todos em 2021”.

              Especialista em ginástica do cérebro da SUPERA Buritis, Laís Evangelista comenta que as reflexões serviram como base para encorajar os alunos a escreverem sobre o que estavam sentindo e aprendendo com tantas mudanças em suas vidas. “Acredito que estas aulas ajudaram muito para que essas pessoas enfrentassem este momento. Daqui a alguns anos, quando pegarmos esse livro, vamos lembrar este período único que vivenciamos e, principalmente, que conseguimos superá-lo”, ressalta.

           “O que importa?” não está a venda em livrarias. No entanto, quem se interessou pelas histórias dos alunos pode fazer o pedido de um exemplar na própria SUPERA Buritis através do telefone 9 8856-4759.

                                                       Receita para mais um dia feliz

Tempo: Sempre. Ao acordar até dormir.

Rendimento: Endereçado a todos.

Ingredientes: Um bom café da manhã,

Música,

Ouvir e ler piadas,

Sorrisos,

Mensagens otimistas,

Conversar com amigas,

Encontros com amigas, familiares.

Modo de fazer: levantar ao acordar, abrir a janela, olhar para um dia com um céu muito azul e ensolarado e pensar ou dizer em alta voz: “Mais um dia para ser Feliz”. Após o café da manhã, com tudo que você tem direito, que já é um caminho para seu dia alegre, faça seu serviço diário escutando música, e se a conhece, cante.

Escute, leia e conte piadas. Relembre acontecimentos engraçados porque passou. Ria de si mesmo.

Mantenha sites de mensagens otimistas. Envie para as amigas. Garanto que receberá muitas outras de volta. Converse com as amigas, senão pessoalmente, ligue, entre em contato por whatsapp.

Faça encontros virtuais com amigas, parentes e família. Não se isole totalmente. Somos pessoas sociais. Precisamos umas das outras. Siga essa receita, eu garanto seu dia Feliz.

Bom apetite!

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880