Belo Horizonte, segunda-feira, 22 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ALUGUEL EM BH SOBE PELO 14º MÊS CONSECUTIVO, MAS PERDE FORÇA NO INÍCIO DE 2024


Publicado em 15/02/2024

O mercado de aluguel em Belo Horizonte continuou sua trajetória ascendente nos preços dos aluguéis pelo 14º mês consecutivo. É o que mostram os dados de janeiro do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje. No entanto, há sinais de desaceleração no início de 2024.

Em janeiro, o preço médio do metro quadrado registrou alta de 0,8% em relação a dezembro, com o preço médio por metro quadrado a R$ 34,00. Esse aumento marca um novo recorde e reflete a contínua pressão sobre o mercado de aluguel na capital mineira.

Apesar dessa alta constante, observa-se uma perda de força no ritmo de crescimento. Segundo o indicador, a alta em janeiro foi a menor para esse período desde 2021, quando o aumento frente a dezembro de 2020 foi de 0,67%. Naquele momento, o mercado ainda vivia sob os impactos da Covid-19 na economia.

Fatores como o forte aumento dos preços nos últimos meses podem ter impactado para esse resultado menor no início do ano. Nos últimos 12 meses, a alta de preços atingiu 19,82% - menor que as acumuladas em todos os meses do ano passado. Ainda assim, trata-se de um dos maiores patamares registrados entre as cidades pesquisadas pelo indicador.

“Belo Horizonte foi uma das cidades com maior aumento dos preços em 2023. Embora os números indiquem uma desaceleração no ritmo de aumento dos aluguéis em Belo Horizonte, é importante observar de perto as tendências nos próximos meses para entender se essa tendência persistirá ou se haverá uma retomada do ímpeto de alta”, ressalta Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar.

A despeito dos preços continuarem subindo, os consumidores ainda têm margem para negociação. O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb revela que o desconto médio nas transações realizadas em janeiro foi de 3,2% - 0,2 ponto percentual acima do patamar registrado no mês anterior e no mesmo período de 2023.

Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia
A metodologia do novo Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb substitui o antigo Índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo Índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.

Em janeiro, foi feita uma revisão da série histórica das cidades, com um refinamento da coleta e da análise dos dados, com o objetivo de aprimorar a parametrização e garantir ainda mais precisão e confiabilidade das informações fornecidas.

Lançado em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, o indicador tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880