Belo Horizonte, sábado, 20 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ACIDENTE COM CAMINHÃO ACENDE ALERTA POR MAIS SEGURANÇA


Publicado em 11/05/2021

                 O 21 de abril de 2021 dificilmente será esquecido pelos moradores do Buritis. O que parecia ser só mais um feriado tranquilo, acabou ganhando contornos de uma tragédia. Um caminhão transportando uma carga de granito desceu desgovernado pela Rua Rubens Caporali Ribeiro, atravessou uma rotatória e só foi parar ao atingir um centro comercial localizado na esquina da Avenida Aggeo Pio Sobrinho com Rua Henrique Badaró Portugal. Justamente por se tratar de um feriado em plena pandemia, e também graças ao heroísmo do motorista, que desesperadamente alertava as pessoas para desviarem do veículo, a tragédia foi bem menor, vitimando fatalmente somente o condutor. Para não precisar mais contar com a sorte ou a ação de heróis é preciso que atitudes sejam tomadas para dar mais segurança ao trânsito do Buritis, em especial na região do Buritis II, que constantemente recebe caminhões vindos do Anel Rodoviário. Muitos deles guiados por pessoas que nunca haviam entrado uma vez sequer no bairro.

                Cristina Assis é a administradora da COB imóveis, empresa que foi fortemente atingida pelo caminhão. Ela conta que soube da notícia do acidente através de fotos e mensagens que começou a receber de clientes e vizinhos. Todos mostrando estar muito assustados com o ocorrido. Assim que chegou ao local se deparou com o cenário de destruição. “Em um dia útil estaríamos no escritório e poderia ter sido uma tragédia muito maior. Minha mesa de trabalho foi completamente destruída e alguns objeto pessoais encontrados a 15 metros de distância da loja”.

              A COB Imóveis pertence à COB Construtora, que também possui uma obra bem próxima à loja, o que acabou ajudando na logística para a sequência das atividades da empresa. De acordo com Cristina, logo após o acidente, os sócios da COB Construtora chegaram ao local e verificaram a possibilidade da laje do mezanino acabar de cair. Assim foi providenciado um escoramento imediato desta laje, realizado pelos próprios funcionários da COB que moravam na região e foram convocados com urgência.

             No dia seguinte pela manhã já foi realocada uma equipe da obra para limpeza do local e análise dos estragos. “A loja possui dois andares. Em ambos perdeu-se todo mobiliário. Aparelhos eletrodomésticos foram perdidos. Felizmente, os computadores estavam com os funcionários em casa. Mas o maior prejuízo é o de recuperação da edificação atingida. A loja tem seguro, mas o valor é inferior ao que será gasto para cobrir as despesas da obra e do escritório”, explica Cristina, informando ainda que os donos da empresa do caminhão foram acionados. “Eles disseram que a empresa tem seguro. A impressão foi boa, de uma empresa organizada e que está apta a prestar o atendimento necessário para o seguro ressarcir os danos”.

              O desejo agora é que a Prefeitura faça algo para que acidentes como o do Feriado de Tiradentes não se repitam no bairro. “Pensamos que o ideal seria proibir a descida de caminhões pela Rubens Caporali, uma vez que já aconteceram três outros acidentes com caminhões no local”, diz.

Atitudes

               E as ações para que haja mais segurança no local já começaram a acontecer.  Vereador e morador do Buritis, Braulio Lara (NOVO), poucos dias após o acidente, protocolou ofícios para a Prefeitura, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transportes e Sistema Viário da Câmara Municipal e para BHtrans, por meio do CRTT (Comissão Regional de Transporte e Trânsito), pedindo um estudo técnico na Prefeitura e na BHTrans para averiguar possíveis mudanças na sinalização da Rubens Caporali, inclusive com a possibilidade de proibição de veículos de grande porte na região.

               “Pedi também a instalação de sinalização horizontal e vertical informando que a via é íngreme. Já na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da CMBH, da qual sou vice-presidente, protocolei pedido de visita técnica para verificar os problemas “in loco”. Tenho certeza que o apoio da nossa comunidade será fundamental para atingirmos os objetivos”, destaca.

               Ainda de acordo com o vereador, o acidente que ocorreu no Buritis acendeu um grande alerta. “Não foi o primeiro que aconteceu na região. Nos últimos anos tivemos outros bem parecidos, inclusive com morte. Portanto, não podemos considerar este fato como isolado. Como morador fiquei bastante triste com o ocorrido e tinha que tomar uma atitude imediata”, finaliza.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880