Belo Horizonte, terça-feira, 28 DE setembro DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

A MURALHA ROSA QUE PROTEGE O BURITIS


Publicado em 09/07/2021

            Mulheres do nosso Buritis e de outras cidades mineiras como Contagem, Nova Lima e Matheus Leme realizaram uma grande ação ambiental no bairro, no último dia 13 de junho. Elas se uniram para plantar belos ipês-rosas próximo a uma das nascentes do Córrego Ponte Queimada, afluente do Cercadinho, na Rua Rubens Caporali Ribeiro. Intitulado de Projeto Muralha Rosa, ele é inspirado no documentário Muralha Verde, do cineasta Fernando Meirelles, quando retratou o trabalho do projeto Cinturão Verde, em que seis mulheres resolveram plantar árvores no deserto do Saara, com o objetivo de salvar pessoas da seca e da fome, devolvendo a dignidade a africanos que sofrem cada vez mais com os efeitos do aquecimento global, e que hoje se espalhou em diversas partes do mundo.

            O Muralha Rosa pretende ser uma “muralha” e assim proteger as nascentes do Cercadinho e Ponte Queimada, que no passado já foram os principais pontos de captação de água em Belo Horizonte, contra o desmatamento, queimadas e construções em áreas de preservação ambiental. 

           Moradora na Rua Gurupi, a oficial de justiça Laura Spínola, que ficou conhecida no bairro devido à sua iniciativa de instalar placas com frases motivacionais pelo bairro, foi uma das ativistas a participarem da ação. Sua grande motivação, além de poder contribuir com a preservação do meio ambiente, foi ensinar suas filhas a cuidarem do lugar onde vivem. “Essas pequenas ações fazem toda a diferença. É sempre bom reforçarmos as nossas atitudes para melhorar a vida no nosso planeta. Foi uma experiência muito bacana ver minha filha plantar um ipê no bairro onde ela nasceu e está crescendo”, ressalta.

            Integrante do Greenpeace BH, a ativista ambiental Mariana Faria fala da satisfação em poder participar de um projeto que busca a preservação de uma bela área, que contribui para a redução dos efeitos climáticos na capital. “Fui criada em uma família onde se valorizava os ensinamentos dos ancestrais no cuidar da natureza. O projeto Muralha Rosa, além do resgate das memórias afetivas, traz essa conexão com o meio ambiente, enfatizando a importância das águas e matas para a manutenção e sobrevivência humana. Amei a iniciativa e o envolvimento da comunidade que participou do plantio dos ipês-rosas. E como ativista ambiental pretendo contribuir muito para a propagação desta ação”.

            A jornalista Fernanda Castro também fez questão de marcar presença na ação do dia 13. Além de cuidar dos nossos amiguinhos de quatro patas, como coordenadora do Buri Dogs, ela mostra que também está engajada pela proteção do nosso meio ambiente.  “Eu acreditei na proposta assim que fiquei sabendo. Esses ipês quando florirem vão ficar muito bonitos e farão com que as pessoas sempre lembrem que aqui no nosso bairro tem pessoas com espírito de conservação, que acreditam na importância do meio ambiente”.

Homenagem ao grande escritor

                Além do exemplo do Muralha Verde, o Muralha Rosa também presta uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa, que tem uma grande ligação com o nosso bairro. O nome Buritis foi dado como uma homenagem pela então Secretária de Planejamento Urbano de Belo Horizonte, a engenheira Ismaília de Moura Nunes. Apaixonada pelo poeta mineiro, que era um amante das árvores da espécie Buritis, Ismaília, amiga da família e, na época, dona da área que hoje faz o bairro, pediu para que o grande escritor fosse homenageado dando à região o nome da sua árvore predileta.

                 A ação ambiental foi toda registrada e, assim como o projeto de Fernando Meirelles, o desejo das ativistas é que a Muralha Rosa vire um documentário e quem sabe possa ser exibido em uma das salas de cinema do Paragem, para que todos os moradores possam conhecer em detalhes esta linda história. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880