Belo Horizonte, segunda-feira, 20 DE maio DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

BURITIS É SINÔNIMO DE EMPODERAMENTO FEMININO


         A mulher ainda está longe de garantir a igualdade de direitos em vários aspectos. A diferença salarial para o mesmo cargo é apenas um exemplo das distorções que acontecem entre os gêneros. O machismo também impera em nossa sociedade e, o mais grave, todo dia vemos pela mídia inúmeros casos de violência contra a mulher. Mas nesse contexto permanente de luta pela igualdade, um fato é incontestável: cada vez mais no ambiente familiar são as mulheres que estão tomando a decisão final nas relações de consumo.

         Hoje, até na compra de um carro, antes uma decisão predominantemente masculina, são elas que decidem qual modelo e valor a serem negociados. O homem pode até muitas vezes fechar o negócio, mas a palavra final é, na maioria das vezes, da mulher. Estudos feitos por grandes marcas de veículos apontam que a mulher tem a decisão final na hora da compra do carro da família, pois são elas que analisam a comodidade do interior, como também pensam na segurança de levar os filhos no dia a dia.

          Em outro segmento importante da nossa economia, em especial aqui no Buritis, a voz decisiva também é da mulher. Pesquisa realizada no mercado imobiliário revela que cerca de 60% das compras de apartamentos e casas são feitas somente após o aval feminino. Elas têm uma visão mais abrangente que a dos homens e geralmente pensam na logística da localização do empreendimento. Escolas, supermercados, farmácias, hospitais e todos os detalhes que afetam a rotina da família são fatores importantes para a ala feminina na hora de assinar o contrato, enquanto o homem se preocupa mais com o valor da compra.

            Moradora na Rua Bartira Mourão, a professora de línguas Fernanda Matos é um exemplo de mulher empoderada, que toma todas as decisões da casa. Mesmo trabalhando fora cerca de 12 horas por dia, ainda arruma tempo para analisar e definir o que é melhor para o seu lar. “Não existe essa história de “Amélia” aqui não. A música até é legalzinha, mas na minha casa, na minha vida, eu sempre tomei as rédeas. O apartamento que eu vou morar, o carro que eu vou andar, os móveis que irei usar, é claro, que eu vou participar da decisão”, indaga.

          Fernanda ainda não tem filhos. Uma decisão também tomada por ela, uma vez que não se omite de nenhuma responsabilidade em sua vida. “Me dedico totalmente a tudo o que faço. Neste momento, minhas prioridades são o trabalho, viagens, que também decido para onde ir, e namorar meu marido. Mais pra frente, quando decidir que a prioridade é um filho, o terei e me dedicarei a ele”, diz, decidida.

         E, quem acha que viver com esta mulher seja um tanto quanto difícil, está muito enganado. O maridão, o advogado Bruno Matos, não esconde para ninguém que adora esta personalidade forte de sua esposa. “Eu a conheci assim e me apaixonei justamente pelo seu jeito. Não me sinto menosprezado de forma alguma pelo temperamento forte dela. Pelo contrário, sei que as decisões tomadas por ela serão as melhores, enquanto se fossem as minhas não teria tanta certeza assim”, brinca.

 

Palavra final

         Uma pesquisa realizada pelo mercado publicitário em 2017 mostra que as mulheres são responsáveis pelas decisões de compra em 61% dos lares. Em 34% das casas, as decisões são tomadas em conjunto por homens e mulheres e em apenas 3% dos lares é só o homem quem toma as decisões de compra sozinho. 

         Entre as categorias de produtos, as mulheres têm maior decisão de compra naqueles que se enquadram em cuidados pessoais (86% dos domicílios), nos produtos para casa (83%) e alimentos (82%). Elas aparecem como as principais tomadoras de decisão em recreação e entretenimento (50%), viagens (47%) e eletrônicos (47%).

 

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX