› Home  › Notícias  › Notícia

Moradora do Buritis no Bolshoi

           Se você perguntar a dez bailarinas clássicas qual a companhia gostariam de fazer parte, é bem provável que todas elas respondam o Ballet Bolshoi. Portanto, integrar este seletivo grupo é mais que um feito, é a realização de um grande sonho. E, para o orgulho do nosso Buritis, a partir deste ano, o Bolshoi contará com uma moradora do bairro. Há quatro anos, Laís Lopes foi convidada a fazer parte da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil. No final de 2017, assim que se formou, recebeu a notícia tão aguardada. Foi chamada para fazer parte da equipe profissional da companhia.

            Com apenas 15 anos, Laís, juntamente com suas colegas do Núcleo de Dança Buritis, participou do Festival Internacional de Joinvile, onde se localiza o Bolshoi Brasil. Seu porte físico e desenvoltura para a arte logo chamaram a atenção dos professores, que fizeram o convite para que se mudasse para a cidade catarinense e entrasse para a instituição. Apesar da pouca idade, Laís não teve dúvidas. Convenceu os pais e arrumou as malas. Foram quatro anos de dedicação intensa e a recompensa chegou. "É muito esforço. Por diversas vezes recorri a meus ex-professores aqui do Núcleo para me orientarem. Mas, em momento algum pensei em desistir", recorda.

            Quando aluna, Laís acompanhava com admiração os bailarinos da companhia. Via como era dura a rotina para que pudessem estar sempre preparados para uma apresentação. Garante que irá fazer o mesmo e buscar voos cada vez mais altos. "A dança nem foi minha primeira paixão. Antes fiz ginástica artística, outros esportes. Minha mãe me aconselhou a dançar. Gostei, não parei mais e sempre busquei fazer o melhor", conta a jovem, que aos 13 anos ganhou uma bolsa para estudar dança duas semanas em Miami, nos Estados Unidos.

            Enquanto fazia a entrevista, Laís era acompanhada pelo brilho dos olhos de Janaína Pedrosa, diretora do Núcleo de Dança Buritis, que abriu as portas da escola em janeiro para que ela pudesse manter o ritmo de ensaios durante as férias. Parecia que passava em sua mente os primeiros passos da garotinha que conheceu aos 11 anos, até chegar àquele momento. "A Laís é um exemplo. Todo mundo aqui sabe quem é ela. E a sua história mostra aos novos alunos que, quando a gente se dedica, respeita, é responsável, conseguimos alcançar nossos objetivos".

            Janaína enaltece também a presença do Bolshoi, assim como foi o Núcleo, na vida de Laís. "Eles não se preocupam apenas em formar a bailarina, se preocupam em formar um cidadão de bem, com conceitos fundamentais para a vida. Não tenho dúvidas de que ela alcançará tudo o que desejar".

            A expectativa agora fica por conta de uma apresentação do Ballet Bolshoi com a moradora do Buritis na capital mineira. "Seria muito legal. Ter os meus parentes e amigos na plateia. Espero que consiga realizar este sonho o mais rápido possível".

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880