› Home  › Notícias  › Notícia

Chegou o verão: Veja quais são os principais cuidados com a pele

 

            O verão já está a todo vapor e a expectativa para a estação este ano é de que as temperaturas sejam as mais elevadas dos últimos tempos. Esta promessa de dias quentes reacende uma velha preocupação dos dermatologistas: a intensa exposição ao sol. Nesta época, aumentam as atividades realizadas ao ar livre, o risco de queimaduras e, principalmente, do surgimento de doenças mais graves, como o câncer da pele. Por isso, quem quiser  aproveitar a estação mais quente do ano, sem colocar a saúde em risco, deve mudar os hábitos e adotar alguns cuidados.

            O câncer de pele é o de maior incidência em todo o mundo. São 200 mil novos casos por ano e, só no Brasil, cerca de 2 mil pessoas morrem desta doença, que pode ser impedida antes que se manifeste. Para orientar sobre os principais cuidados que devem ser tomados com a pele, o JORNAL DO BURITIS fez uma entrevista com a médica dermatologista da Vista Clinic do Buritis, Dra. Liliam Carrão. Confira:

JORNAL DO BURITIS: Qual é o tempo máximo de exposição ao sol seguro, mesmo com protetor?

Dra. Liliam Carrão: Não existe limite, a não ser de horário. Evitar o sol entre as 10h e as16h é o ideal. E sempre com um filtro solar de fator mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada três horas. Além do protetor, também deve haver a proteção física, como chapéu, boné, óculos e blusas especiais, especialmente em crianças, que ficam mais expostas aos raios.

JB: A alimentação pode influenciar na saúde da pele?

Dra. Liliam: Com certeza. Nesta época é fundamental aumentar a ingestão de água e sucos, porque a hidratação da pele depende muito da quantidade de água que a gente bebe, ou seja, ela também precisa ser hidratada de dentro para fora. Já em relação à comida, focar nas frutas e verduras. Deve-se evitar alimentos gordurosos e ricos em açúcar. Ficar atento também se os alimentos estão frescos, uma vez que as bactérias crescem muito nesta época do ano.

JB: As pessoas, em especial as mulheres, se preocupam muito com o ressecamento da pele. Quais os cuidados que elas devem tomar?

Dra. Liliam: Como no verão a pele tende a ficar ainda mais ressecada por conta da exposição ao sol, o certo é começar a intensificar o uso de hidratantes corporais e óleos de banho, que ajudam a evitar a perda hídrica. Evite também banhos quentes.

JB: Em relação a procedimentos estéticos, como o bronzeamento artificial. Existe alguma contraindicação?

Dra. Liliam: Existem diversos tipos de bronzeamento. Aquele feito nas câmaras, através de radiação, é contraindicado, pois já foi comprovado que ele pode aumentar em até 50% o risco de melanoma. Já os cremes de bronzeamento e o bronzeamento à jato não trazem qualquer risco de câncer. É preciso ficar atento apenas quanto a possíveis alergias, e pacientes grávidas não devem usar. De resto não tem nenhum problema.

JB: Quanto ao protetor solar oral, que muita gente ainda desconhece, ele é eficaz?

Dra. Liliam: Sim. Estas cápsulas fornecem substâncias ricas em ativos antioxidantes que potencializam o uso do protetor tradicional, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças de pele, combatendo manchas e outros efeitos nocivos do sol. Entretanto, temos que ressaltar que elas são indicadas somente com prescrição médica.

            Observando todos estes cuidados é só aproveitar a estação!

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880