› Home  › Notícias  › Notícia

Vai pegar a estrada? Não esqueça da revisão

 

            O tão aguardado mês de janeiro chegou! Muitas famílias aproveitam o período de férias escolares e as altas temperaturas do verão para poderem fazer um grande passeio. E se a opção for por uma viagem de carro, não deixe de fazer um planejamento prévio. Reserve algum tempo e um pouco de dinheiro para realizar a revisão preventiva nos principais itens do veículo. Isso ajuda a reduzir o risco de acidentes e paradas forçadas ao longo do trajeto.

            Mecânico de manutenção da Japa Óleos, Ivandro da Silva explica que uma inspeção dos níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios, além da checagem do estado das correias, cabos e velas, pode evitar muitos problemas. "Além disso, a suspensão, bastante exigida em trajetos sinuosos como serras, também deve ser verificada por um profissional".

            Ainda de acordo com o mecânico, outro item que não pode deixar de ser verificado é o amortecedor. Se os amortecedores falharem, não controlarão de forma eficiente a oscilação da carroceria, o que pode comprometer o controle adequado do carro em manobras bruscas, com risco de provocar acidentes. "A checagem desses itens, que deve ser feita em revisões periódicas, é ainda mais importante no período que antecede longas viagens com o carro".

Chuvas e buracos

            Em virtude das constantes chuvas deste período, o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas é uma providência essencial a se tomar. "Se o volante estiver trepidando ou “puxando” para um dos lados, é sinal de problemas. Como alguns sinais ficam mais evidentes apenas em velocidades altas, há risco de o motorista só perceber que há algo errado quando já estiver na estrada", diz Ivandro.

            Com uma simples volta atenta ao redor do veículo é possível verificar o estado de vários itens importantes que garantem a segurança, especialmente na chuva. Cheque o funcionamento de faróis, lanternas e luzes de seta, além dos limpadores e lavadores do pára-brisa e vidro traseiro.

Itens de segurança

            Macaco, chave de roda e triângulo de sinalização precisam estar disponíveis para emergências – aprenda com antecedência como utilizá-los. A falta dessas ferramentas é considerada infração gravíssima e sujeita o motorista a sete pontos no prontuário da CNH.

            Verifique com atenção o estado e o nível de calibragem dos pneus para saber se estão em ordem. Não se esqueça de tomar os mesmos cuidados em relação ao estepe.

            Observando todos estes detalhes e fazendo uma pilotagem segura, apenas boas lembranças deverão ser trazidas na mala!

Serviço: Japa Óleos

Endereço: Rua Paulo Piedade Campos, 200

Telefone: 3378-1110 / 3378-1114

Endereço eletrônico: www.japaoleos.com 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880