› Home  › Notícias  › Notícia

Board games invadem o Buritis

            Batalhas no espaço ou contra zumbis e seres fantásticos, pacotes de expansão com novos mapas e aprimoramento de armas, jogadores barganhando para conseguir mais territórios e trocando farpas durante as partidas. Parece videogame, mas são os bons e velhos jogos de tabuleiro, que voltaram em uma nova roupagem: os board games, e que invadiram o UniBH no último dia 16 de setembro, com a realização da 3ª edição do Uai Board Games (UAIBG), maior evento de jogos analógicos de Minas Gerais. Estima-se que mais de mil pessoas tenham passado pela quadra do centro universitário durante as mais de 10 horas de evento.

            Além das centenas de jogos oferecidos, esta edição do UAIBG ainda proporcionou ao público palestras sobre como os jogos de tabuleiro podem ajudar na área da educação, um espaço para apresentação de protótipos para novos jogos, e sorteios de brindes. Presente nas três edições, o tatuador Victor Tomietti ressalta o quanto o evento cresceu, assim como a prática dos board games no Brasil. "Saiu do estigma de War e Banco Imobiliário. Em dois anos triplicou o número de editoras que comercializam os jogos. Hoje é possível comprá-los simultaneamente ao lançamento nos Estados Unidos. É incrível".

            O professor Luciano Montoro é um apaixonado por jogos de tabuleiro desde criança. Esta inovação ocorrida há alguns anos o fez apreciar ainda mais e o tornar um colecionador. "Hoje já tenho mais de 80. Toda viagem que faço costumo adquirir um novo jogo. Mas, como conheço algumas pessoas que têm mais de 500, posso dizer que minha coleção está só no começo".

            Auxiliar administrativo, Mauro Arantes estava bastante empolgado durante o evento no UniBH. A possibilidade de conhecer novos jogos de tabuleiro foi o que motivou a sua participação. "É muita novidade, e cada jogo mais interessante que o outro. Cheguei por volta das 11h e, com certeza, vou ficar até o fim", garante.

            Para se ter uma ideia do crescimento do UAIBG, a sua primeira edição aconteceu em outubro do ano passado, dentro de uma loja do segmento, e a expectativa era para um público de 300 pessoas. Já a segunda foi realizada em um clube e contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880