› Home  › Notícias  › Notícia

Academia da Cidade do UniBH é sucesso

            No dia 2 de junho de 2012 o então prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, comparecia ao campus Estoril do UniBH para inaugurar mais uma unidade do programa Academia da Cidade. A partir daquele dia a vida de muitos moradores do Buritis e região começaria a mudar, e para melhor.  Ao participar do programa, eles tiveram a oportunidade de, sem qualquer custo, poder cuidar da saúde, através da prática de atividades físicas e motoras.

            Morador do Buritis, o aposentado Hilário Antônio Koch frequenta a Academia da Cidade do UniBH há cerca de três anos. Mal sabia ele que ao ingressar no programa teria um ganho tão circunstancial à saúde. Antes sedentário, sofria com diversas dores no corpo. Agora, um "atleta", vibra com tudo o que está sendo capaz de fazer. "Não conseguia caminhar, hoje corro tranquilamente. Já cheguei a perder cinco quilos em um mês. É muito motivador estar aqui".

            Hilário lembra de desconfiança que teve do programa no início, por se tratar de algo gratuito e do poder público. "Felizmente eu vim conferir como era. É de graça, mas é muito melhor que vários outros que já participei pagando".

            Dona Ana da Silva Ribas é uma das alunas com idade mais avançada do grupo, com 83 anos. Dedicada, não perde uma aula sequer. Desde que começou a realizar as atividades sente o corpo melhor e bem mais disposta para o dia a dia. "Depois que iniciei na Academia da Cidade consigo acompanhar o ritmo dos meus netos e bisnetos. Tenho força e ânimo para estar bem com as pessoas que amo".

            A simpática senhora ressalta ainda a relação saudável que construiu com os demais alunos. "Todos nós somos muito amigos. Vibramos com a melhora do outro. É uma família", garante.

            E este sentimento de família muito se deve à professora Karina Souza de Medeiros. Desde que assumiu a coordenação da Academia do UniBH se empenhou em oferecer o melhor acolhimento aos cidadãos. Faz um trabalho muito importante na avaliação de cada aluno, quando detecta exatamente o que ele deve fazer. Além disso, estimula para que nenhum desista de participar. "Dou até diploma de participação. Sei o quanto isto aqui é importante para a saúde deles e, por isso, não posso deixá-los desistir. E a cada vitória deles é um orgulho enorme para mim", ressalta. "A Karina é um exemplo de profissional. Motivadora, puxa orelha quando precisa. Não deixa a peteca cair. Sem dúvidas, ela é uma das grandes responsáveis pelo sucesso desta unidade aqui do Buritis", elogia Hilário Koch.

            Atualmente, 200 alunos, divididos em quatro turmas, fazem parte da Academia da Cidade do UniBH. Já existe uma lista de espera com 100 novos nomes. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas. O desejo é de que novas turmas sejam abertas às terças, quintas e sábados para que se possa chegar ao número de 400 alunos. "Este é o nosso desejo. O programa nasceu para reduzir o número de pessoas nos centros de saúde da capital e acredito que estamos obtendo muito sucesso aqui no Buritis e região", conclui a professora.

           

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880