› Home  › Notícias  › Notícia

Em tempos de crise: Fidelizar clientes se torna essencial

         Conseguir vender mais para o mesmo cliente pode ser a melhor estratégia para garantir que as metas sejam batidas, principalmente, em tempos de crise econômica. É fato que nesses períodos tanto as pessoas quanto as empresas arriscam menos, evitam novas compras de produtos e serviços. Desta forma, o vendedor deve se agarrar aos seus clientes e batalhar para que eles ampliem o ticket médio, fatos que podem render indicações e novos contatos. Mas, quais métodos utilizar para fidelizar o cliente?

            Um desses métodos é praticamente infalível: garantir um pós-venda de qualidade! É um erro acreditar que uma negociação se encerra com a assinatura de um contrato ou quando o comprador deixa a loja. A venda precisa ser encarada apenas como o primeiro passo de uma parceria que pode durar muitos anos. É somente depois de fechar o negócio que o comprador tem a oportunidade de testar o produto ou serviço e, ao mesmo tempo, é quando dá a oportunidade para a empresa mostrar que não vendeu apenas por obter lucro, que estava realmente empenhada em garantir a satisfação.

            Bruno Proença, proprietário da Linha Esporte.com.br, loja de materiais esportivos localizada no Shopping Paragem, faz questão de ressaltar o pós-venda. Segundo ele, o comprador espera receber a mesma assistência que teve durante a venda, e essa é a chance que o vendedor tem de não decepcioná-lo, de fortalecer a confiança e estreitar a relação comercial. "Uma empresa que não oferece um bom pós-venda, certamente, corre o risco de perder controle e influência sobre o cliente e, mesmo que o produto vendido seja muito bom, ele pode ser comprado na concorrência". 

            Assim como no processo da venda, é importante criar uma aproximação com o cliente e saber quais são as suas expectativas com o produto ou serviço adquirido. O comprador quer sentir a sensação de segurança ao fazer uma escolha. "Procuramos entender o cliente, especialmente o do bairro. Saber quais as suas necessidades e oferecê-las. Por exemplo, as aulas de boxe e muay thai estão em alta no bairro. Vi a necessidade de ter luvas à disposição. Se não oferecesse o produto este cliente iria procurar outra loja e, muito provavelmente, iria fidelizar a ela", conta Bruno.

            Uma boa forma de botar isso em prática é estruturar uma equipe ao atendimento pós-venda. Na Mercadinho Baby Kids, instalada na Mário Werneck, as vendedoras possuem uma carteira de clientes e fazem contato com elas cada vez que observam um produto que vai de encontro aos seus gostos. Proprietária da loja, Inês Lamego vem de uma família de comerciantes. Está no segmento desde muito nova e, por isso, sabe muito bem a importância de fidelizar um cliente. "O cliente fiel, além de voltar para fazer novas compras ainda faz uma campanha positiva que gera novos clientes. Não tenho dúvidas de que fidelizar um cliente é muito mais vantajoso que conquistar um novo".

Criatividade

            Além do melhor atendimento e o oferecimento de bons produtos, os empresários do Buritis também estão usando a criatividade para investir em programas para fidelizar seus clientes. Na Linha Esporte.com.br foi criado um programa em que o cliente ganha 10% de desconto na compra, caso tenha sido indicado por outro cliente, e quem indicou ganha 20%. Se o mesmo indicar mais pessoas seus descontos vão acumulando em 10%. O limite é de 100% até o valor de R$250. "Já teve vezes que liguei para o cliente e disse que ele tinha todo este crédito na loja. Ele veio aqui e levou um tênis de graça", recorda Bruno Proença.

            Na Mercadinho Baby Kids também foi criado um programa de pontuação. Só que nele, o cliente vai ganhando pontos em cada compra que fizer. "Cada compra dá uma média de 10 pontos. Estes podem ser acumulados em um prazo de um ano. Tem cliente que já veio aqui no fim do ano e comprou um enxoval só com os pontos adquiridos. Todos saíram ganhando com este programa de fidelização", afirma.

            É importante ter a consciência de que a pessoa satisfeita com o atendimento recebido cria uma imagem positiva da empresa e do processo de compra. A iniciativa faz com que ela retorne sempre que necessário e ainda faça boas recomendações, que, por sua vez, podem resultar em novos clientes. 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880