› Home  › Notícias  › Notícia

Musicoterapia: uma importante alternativa contra enfermidades

            No dia 15 de setembro comemora-se em todo Brasil, o Dia Nacional do Musicoterapeuta. Nos últimos anos foi possível observar um crescimento significativo no número de pessoas que buscam terapias alternativas para tratar de doenças do corpo e da mente. A musicoterapia está entre elas.

            A musicoterapia é uma metodologia terapêutica que utiliza a música para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas, sociais e espirituais dos pacientes. Não há restrição de idade ou limitações físicas que possam contra-indicar o tratamento. Os resultados são sempre uma maior qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo.

            Por ser uma metodologia alternativa, a musicoterapia é muito utilizada para tratar pacientes de todas as idades que apresentam problemas relacionados ao estresse, complicações emocionais ou deficiências de desenvolvimento e aprendizagem. Musicoterapeuta da Pró-music, Marina Assis explica que a terapia é indicada nos casos de distúrbios da comunicação, fobia, ansiedade, estresse, dificuldades de aprendizagem, T.D.H., tratamentos psicológicos, ações preventivas em empresas para melhoria de desempenho, resultados e potencialização de habilidades, geriatria e doenças emocionais. "Vale ressaltar que o musicoterapeuta não é autorizado a medicar, no entanto, pode fazer todos encaminhamentos com foco nas queixas dos pacientes", explica.

            Francine Mendonça foi uma das pessoas atendidas por Marina ao longo de sua profissão. Ela fez aulas de canto-terapia e, através delas, conseguiu obter importantes resultados na sua luta contra o transtorno bipolar. "Os encontros musicoterapêuticos pautados nas atividades do canto e suas interfaces com demais linguagens artísticas me remetiam a momentos agradáveis e me esclarecia das minhas potencialidades e habilidades a desenvolver, trazendo equilíbrio, calma e reflexão. O repertório era sempre muito bem escolhido e me incentivava a levar canções que eu não apenas aprendia, mas contribuíam para meu processo de estabilidade da bipolaridade", conta.

            De forma geral, a Musicoterapia é também indicada para auxiliar no tratamento de pessoas com doenças como o Alzheimer e outras complicações relativas ao envelhecimento, assim como problemas cardiopulmonares, cânceres e doenças terminais.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880