› Home  › Notícias  › Notícia

UniBH recebe evento de jogos de tabuleiro moderno

            Se você é apaixonado por jogos de tabuleiro, marque aí na sua agenda uma data de muita diversão. No próximo dia 16 de setembro, o UniBH será palco da 3ª edição do Uai Board Games (UAIBG), simplesmente o maior evento de jogos analógicos de Minas Gerais. Além das centenas de jogos oferecidos, o evento ainda irá contar com palestras sobre como os jogos de tabuleiro podem ajudar na área da educação, espaço para apresentação de protótipos para novos jogos, e sorteios de brindes.

            Um dos organizadores do UAIBG, João Vitor “Cacique” Avelin celebra o crescimento do evento a cada edição realizada. A primeira, em outubro do ano passado, aconteceu dentro de uma loja do segmento e a expectativa era para um público de 100 pessoas. Para surpresa da organização, cerca de 300 pessoas compareceram. A segunda edição, já realizada em um clube, contou com a presença de quase 500 pessoas. Para o evento no UniBH, a estimativa é de 1000 presentes, mas este número pode ser ainda superior. "O evento é para quem gosta, pratica, e também para quem não conhece. Vamos ter jogos para principiantes, crianças, adultos, de todo o tipo. Queremos apresentar esse mundo. Os moradores do Buritis e região estão convidados".

             De acordo com Cacique, a variedade de jogos é tão grande que não tem como uma pessoa não se identificar com algum deles. "É muita diversidade, teremos até um jogo-livro, onde a pessoa praticamente entra dentro da história. Tem que conhecer", exalta.

Mercado forte

            Os jogos de tabuleiro moderno é um mercado que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Com o surgimento dos videogames, muitos acreditavam que os jogos de tabuleiro logo seriam uma coisa do passado, porém, desde o final da década de 90, em países como a Alemanha e os Estados Unidos, se iniciou uma corrente de criação de novos jogos, que tem crescido continuamente desde então. No Brasil esse mercado ainda é pequeno, mas apesar da crise ele também tem ganhado mais espaço. O segmento arrecadou milhões no país ano passado e ainda há muito espaço para crescer. "Na Europa tem hospital usando jogos de tabuleiro para prevenir o Alzheimer, já que estimula muito o cérebro, ou seja, os jogos podem ser utilizados de várias maneiras", comenta Cacique.

            Segundo o organizador da UAIBG, nesse universo são mais de 90 mil jogos, com mais de 50 mecânicas diferentes. No mercado nacional já temos mais de 30 editoras dedicadas aos jogos de tabuleiro moderno. "A filosofia do evento é que existem dois tipos de pessoas: os que gostam de jogos de tabuleiro e os que ainda não conhecem. Porque não gostar não existe", brinca.

                A terceira edição do UAIBG está marcada para acontecer no galpão de eventos do UniBH (Rua Líbero Leone, 259 ) das 10h às 20h. A entrada é gratuita. 

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880