› Home  › Notícias  › Notícia

Buritis contemplado com Base de Segurança Comunitária

          Quem transita diariamente pela Mário Werneck, com certeza, já observou a presença de um novo apoio militar na avenida. Desde o fim do último mês de agosto, a principal via do Buritis abriga uma das 86 vans - Base de Segurança Comunitária, que foram instaladas na capital pelo Governo do Estado. O moderno veículo conta com quatro policiais vinculados, sendo que dois deles permanecem na Base e outros dois realizam patrulhamento com motocicletas na região.

            Já há algum tempo os moradores do Buritis eram atendidos diariamente por uma van da Base Comunitária Móvel. Apesar de em um primeiro momento parecer não ter havido grandes mudanças, elas ocorreram sim, e no dia a dia, trarão grande impacto à sensação de segurança no bairro. A nova Base, além de ser fixa, o que irá facilitar o contato entre a comunidade e os militares, é constituída por uma van equipada com aparelhos de acesso à internet de alta tecnologia, além de câmeras de videomonitoramento e rádios digitais. Até mesmo uma linha telefônica foi instalada para facilitar a comunicação com os policiais.

            Para a Polícia Militar, o formato da Base de Segurança Comunitária é a maior aposta para conquistar os moradores de Belo Horizonte. Ela irá funcionar como uma espécie de mini-companhia, instalada bem perto do cidadão. "Estaremos presentes no dia a dia da comunidade. Aqui faremos registros de ocorrências, receberemos demandas, daremos informações e, o principal, aumentaremos a sensação de segurança dos cidadãos", explica Tenente Edney, comandante da PM no Buritis.

População aprova

            Mesmo com o pouco tempo de atuação, a presença da Base de Segurança Comunitária tem agradado moradores e comerciantes do Buritis. "Me sinto muito mais segura, mais tranquila para trabalhar, especialmente na hora de fechar a loja à noite, quando estamos mais vulneráveis", diz Fabiane Tannous, proprietária da Pé ante Pé.

            Morador no bairro, o aposentado Amilcar Dias foi até à Base para solicitar uma informação a respeito de sua carteira de habilitação. Apesar de não ter sido possível resolver seu problema, recebeu todas as orientações que necessitava, o que já facilitou sua vida. "Ter este atendimento bem pertinho de casa é muito bom. Ir à companhia, muitas vezes era complicado. Além disso, a partir de agora, estou muito mais tranquilo para caminhar pelo meu bairro", ressalta.

            Tenente Edney não esconde a satisfação em alcançar este retorno da comunidade em tão pouco tempo. "O trabalho é exclusivamente para este objetivo. Inclusive, temos aqui uma mesa com cadeiras justamente para acolher da melhor forma o cidadão. Mais que polícia, queremos ser amigos de cada morador".

Mais informações

            Além das câmeras de monitoramento no seu entorno, a Base tem acesso às câmeras do Olho Vivo na região onde elas estão presentes. Por esse monitoramento interno, há condições de acionar, via rádio, o militar que está fazendo patrulhamento com motocicleta, para que ele cheque aquela situação de suspeição, gerando potencial preventivo para a cidade.

            Neste primeiro momento, a Base irá funcionar, diariamente, das 14h às 00h, em frente ao número 1270 da Mário Werneck. O telefone de contato da unidade do Buritis é o 2108-4843. Salientando que este número é para informações diversas. Situações de emergência devem prosseguir sendo feitas através do 190.

            A Base de Segurança Comunitária do Buritis pertence ao 5º Batalhão, responsável pela região Oeste. Além do nosso bairro, também foram contemplados os bairros Havaí, Betânia, Califórnia, Gameleira e Olhos D'água.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880