› Home  › Notícias  › Notícia

Tempo frio favorece ressecamento da pele

            Belo Horizonte registrou o inverno com temperaturas mais baixas dos últimos anos. E, principalmente para as mulheres, junto com o frio vem a preocupação com a pele, já que nesse período ela tende a sofrer mais com as agressões do dia a dia, ficando mais áspera e ressecada. Os grandes vilões da época de inverno normalmente são o vento, os banhos quentes e evidentemente as mudanças bruscas de temporada. Para evitar estes danos na pele é necessário investir na boa hidratação e tomar alguns cuidados extras, como não abandonar o filtro solar e preferir a água morna no banho.

            A dermatologista Jeanine Vasconcelos, proprietária da Clínica Maison Blanc, alerta que as buchas e o banho quente retiram um pouco da gordura da superfície da pele, que serve de proteção. Ela também recomenda o uso de sabonetes apropriados para as áreas mais ressecadas. Como a hidratação também é feita de dentro para fora, ambos os médicos indicam a ingestão de ao menos dois litros de água por dia. Reforçar a alimentação com frutas ricas em água. "O inverno de Belo Horizonte é diferenciado. Ele é seco e frio e isto prejudica muito a pele. Para manter a boa saúde da pele é preciso tomar estes cuidados".

            Pedir para que se tome banho com uma água morna com estas baixas temperaturas, pode até parecer loucura, mas a dermatologista dá uma boa dica para contornar esta situação. "Liga o chuveiro, espera aquecer bem o banheiro. Quando estiver aquele clima quente é só reduzir a temperatura da água e entrar", que orienta ainda que os banhos não podem passar de dez minutos.

            Dra. Jeanine recomenda que o hidratante deva ser aplicado de duas a três vezes por dia, de preferência sempre após o banho, pois é nessa hora que a umidade ainda permanece na superfície da pele, facilitando a absorção do creme.

            Se você sofre com a oleosidade da pele no rosto e tem medo de aplicar cremes de hidratação, saiba que hoje em dia existem hidratantes faciais que são oil-free, ou seja, hidratantes sem óleo em sua composição e que ainda contém componentes que não provocam acne e oleosidade no rosto.

            Nas áreas que tendem a ressecar mais, como as mãos, cotovelos, joelhos e pés, devem ser aplicadas quantidades mais generosas de cremes hidratantes. De acordo com os especialistas, devemos intensificar a hidratação no rosto pois nele possuímos mais glândulas sebáceas que no restante do corpo. "São cuidados que mulheres e homens deve ter. Ter uma pele bem cuidada não se trata apenas de estética, mas também de saúde", finaliza.

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880