› Home  › Notícias  › Notícia

Agosto: mês dos pais

                No dia 13 de agosto iremos celebrar o Dia dos Pais de 2017. Será a data para homenagear aquele que é o homem fundamental no processo de desenvolvimento emocional e social dos filhos. Um bom pai irá mostrar ao filho que tipo de homem ele deve se tornar, e à filha a pessoa que ela deve buscar no futuro para se relacionar.

                Proprietário do Mineiro Delivery do Buritis, Adeilson Rodrigues é como muitos gostam de dizer, um "pai de primeira viagem". Sua primeira filha, Maria Tereza, nasceu há apenas três meses. Porém, mesmo com o pouco tempo, ela já mudou radicalmente a sua vida. Antes da pequena nascer, tinha uma vida sem grandes responsabilidades ao lado da esposa. Eram viagens, passeios, restaurantes. Hoje, ficar em casa é o programa mais comum. Mas, se engana quem pensa que isto possa o aborrecer. Pelo contrário, ver cada ação da filha é o que lhe dá mais alegria. "Para falar a verdade nem me lembro mais de como era a minha vida antes da Maria Tereza. E não foi uma troca que fiz, é apenas diferente. É algo que não sei explicar. Cada risada dela muda minha vida. Quero estar com ela o tempo inteiro", afirma.

            E não é somente após o nascimento da filha que Adeilson tem se mostrado um pai presente. Antes mesmo dela nascer já fazia parte de sua vida. O casal optou por um parto humanizado, dentro da banheira. Para que tudo desse certo participou de diversos treinamentos nos últimos meses antes do parto, além de estar sempre ao lado da esposa desde a primeira consulta do pré-natal. A primeira pessoa que tocou Maria Tereza foi o pai. "Quando a peguei no colo, ainda dentro da água, já vi que minha vida tinha mudado. Foi uma emoção que não sei descrever, sei apenas que foi a maior que tive e que nunca irá sair da minha memória", se emociona.

            A quem ainda não teve a experiência de ser pai, Adeilson garante que se fizer esta opção não irá se arrepender. "É difícil, eu sei. Você imagina mil coisas. Pensa como irá sustentá-la. Dá medo sim. Mas, depois que você está com seu filho você tem a certeza de que tudo sempre dará certo. Para este primeiro Dia dos Pais e todos os outros, o único presente que quero é estar com a minha fila".

História

                Existem várias histórias sobre a origem do Dia dos Pais. O primeiro registro de que se tem notícia é um cartão de argila esculpido há cerca de 4.000 anos na Babilônia, em que um homem chamado Elmesu deseja a seu pai saúde, sorte e muitos anos de vida. A versão mais aceita sobre o surgimento da data comemorativa moderna é a que atribui sua criação à americana Sonora Louise Smart em homenagem a seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. A mãe de Sonora faleceu ao dar à luz seu sexto filho, e William teve que criar e educar os seis filhos apenas com sua ajuda (na época, ela tinha 16 anos).

            Já adulta, sua admiração pelo pai só crescia, pois ele ainda conseguia superar sozinho todas as dificuldades que surgiam em sua vida. Sonora decidiu criar a data quando começou a se popularizar o Dia das Mães, idealizado pela americana Anna Jarvis em 1907. Com o apoio de entidades cristãs, em 1910 ela organizou a primeira celebração do Dia dos Pais na cidade de Spokane (Washington), onde a família morava. A data escolhida foi 19 de junho, aniversário de William Smart. O símbolo escolhido para o evento foram as rosas – vermelhas para os pais vivos e brancas para os falecidos.

            A comemoração espalhou-se por todo o estado de Washington e pelo resto dos Estados Unidos, até que em 1966 o presidente Lyndon Johnson declarou que o terceiro domingo do mês de junho seria dedicado aos pais. A data foi oficializada como uma comemoração permanente pelo presidente Richard Nixon em 1972. Depois, foi instituída em vários países do mundo, alguns no terceiro domingo de junho, outros em 19 de março (Dia de São José), ou em diversas outras datas.

            No Brasil, a primeira comemoração foi em 14 de agosto de 1953 (Dia de São Joaquim, padroeiro da família), por sugestão do publicitário Sylvio Bhering. Nessa data, foi realizado um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais velho e o que tivesse o maior número de filhos. Foram premiados um pai de 16 anos, um de 98 e um com 31 filhos. Posteriormente, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

 

 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880